Clique e acesse a edição digital

12 maneiras geniais de estimular a leitura!

Tempo de Leitura: 5 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Mother reads book to children son and daughter

Tenho certeza que você quer estimular o habito da leitura nas crianças e muitas vezes não sabe como. Atitudes simples e divertidas podem transformar seu filho em uma criança ávida pela leitura e num sujeito divertido, criativo e com uma linguagem bem apurada. Os livros devem fazer você rir e sorrir, transportá-lo para terras distantes e transformá-lo em detetives, matadores de dragões, criadores de mundos distantes e cheios de boas aventuras, fazendo você e seu filho sentirem todas as sensações ao longo da leitura.

Vou deixar algumas dicas que eu costumo enfatizar nas orientações parentais. Espero que vocês apreciem.

1. Troque música por um audiolivro.

Sim, os audiolivros contam como leitura. Ouvir alguém lendo um livro com confiança é uma ótima maneira de experimentar a fluência, que é a capacidade de ler um texto com precisão, rapidez e boa expressão.

2. Modelo de amor pela leitura.

As crianças seguem as dicas dos adultos – Quando você cresce cercado de junk food, você gosta de “junk food”. Quando você cresce cercado de livros, você gosta de livros.

3. Um cantinho para chamar de seu.

Um recanto tranquilo, aconchegante e cheio de livros é imperdível. Você também pode criar momentos de leitura temática! Semana praiana! Nessa semana é possível colocar uma toalha de praia no chão, óculos escuros e um chapéu de sol sobre uma cadeira e trazer livrinhos que transmitam calor ou contato com o mar. Considere outras possibilidades: semana do pirata, depois floresta tropical ou nave espacial e assim vai. A criatividade é o limite.

4. Ajude a dar vida aos livros.

Encontrar atividades inspiradas em livros amplia as experiências. Se o seu filho de 3 anos adora “Os Três Porquinhos”, leve-o para ver alguns porquinhos pessoalmente. Lendo sobre as estrelas? Dirija-se ao planetário. Se sua criança curte os macacos, façam um bom passeio até o zoológico!

5. Esconda livros por toda parte.

Cercar crianças com livros desde cedo as deixa “viciadas”. Organize uma cesta com livros que se filho aprecia e deixe-os em local bem visível. Não mantenha livros nas prateleiras – Deixe as crianças tocá-los, carregá-los, até mesmo levar os impermeáveis ​​para o banho.

6. Sua cidade tem bibliotecas?

Apoie-se nos bibliotecários — eles são pagos para tornar a leitura mágica para as crianças. Faça o check-in na recepção antes de ir às estantes para ver que tipo de atividades podem estar acontecendo. Marque o site também, para que você possa ver os próximos eventos. As bibliotecas podem se tornar um grande centro de diversão, cultura e lazer para toda a família.

7. Releia os mesmos livros para os mais pequenos.

Os livros promovem o desenvolvimento inicial da linguagem. A princípio, as crianças percebem as fotos; depois aprendem a virar as páginas; então elas percebem que a história é sempre a mesma – todas as habilidades-chave de pré-leitura. Livros com rimas são especialmente benéficos – rima ajuda na consciência fonêmica – reconhecendo repetição e sons. As crianças adoram rimas porque aprendem o que vem a seguir e podem entrar na conversa.

8. Comece a cozinhar.

Quando os ingredientes e as instruções são lidos lentamente muitas vezes, melhora a compreensão. Pegue um livro de receitas e deixe seu filho escolher uma refeição para fazer com você. Peça a ele para ler a receita em voz alta enquanto você dá seguimento a receita. Se possível, troque de papéis. Aproveite o momento de criação gastronômica em família e faça com que ela escreva um menu também – incorporar a escrita na brincadeira também reforça as habilidades de leitura.

9. Faça perguntas.

Isso aumenta a compreensão — e o prazer. (Não é divertido se eles não entendem o que está acontecendo). Pergunte de quais personagens ele mais gosta, o que ele acha que acontecerá a seguir, o que ele faria naquela situação. Se você se concentrar demais nas letras e nos sons em detrimento da história, as crianças provavelmente não se tornarão bons leitores – podem achar que aquele momento é chato – muito linear!

10. Recorra aos livros em momentos difíceis.

Os livros podem ajudar quando as crianças estão tristes, animadas etc.! O livro opera milagres!

Faça com que a “fada do livro” o entregue: embrulhe o livro e deixe-o com um bilhete: ‘Ouvi dizer que você vai ser a irmã mais velha. Isso vai ajudá-la a aprender sobre seu novo papel”.

O livro ajuda a significar e a ressignificar eventos para as crianças – ele é mágico. Basta encontrar o livro certo para a hora certa!

11. Conte com revistas.

As revistas ajudam a ensinar às crianças que as informações atuais são valiosas.

Elas nos dão a oportunidade de nos interessar por coisas com as quais não sabíamos que nos importávamos. Obter uma nova edição de revistas que falem de futebol, carros, viagens, mundo aquático, mundo animal, dinossauros, entre outros, é emocionante.

Eu adoro a National Geographic Kids – as crianças se deleitam com as “novidades” do mundo todo!

12. Dê o presente que os mantém lendo.

Quando seu filho perguntar sobre presentes de aniversário, sugira livros!

Faça com que seus filhos também troquem ou ofereçam livros aos amigos – adicione um bilhete que diga ao destinatário por que este livro é especial para ele. Você está ensinando ao seu filho que os livros são uma maneira de se conectar com os outros de uma maneira bem gostosa!


Dra. Regiane Glashan
Apaixonada pelo mundo perinatal, infanto-juvenil e familiar.
Enfermeira, Especialista em Saúde Pública
Mestre e Doutora em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Terapeuta Familiar, Casal e Individual
Educadora Parental Positiva (PDA – USA)
Educadora Emocional Positiva (Programa Ciranda – MSC Rodrigues)
www.terapeutadebebes.com
@terapeutadebebes_familia
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Causas de choro no bebê

            O que se espera do recém-nascido logo após o nascimento? Que o bebê apresente choro forte indicando sua plena vitalidade. Neste momento, o ar

Leia Mais »

Fisioterapia Aquática

Fisioterapia Aquática é uma atividade terapêutica que utiliza os recursos de uma piscina preparada especificamente para isso com medidas, profundidade, temperatura, ambiente externo e o

Leia Mais »

Alerta Coronavírus

Nos últimos dias temos assistido a muitas notícias desse novo vírus que tem alarmado o mundo. Afinal quem é ele? O que ele pode causar?

Leia Mais »

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!