Clique e acesse a edição digital

2 a 4 Anos: Comportamento

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
The father puts the child in a corner and makes remarks for bad behavior by waving his index finger near his face. The child does not want punishment and apologizes

Por volta dos 3 anos, geralmente começa uma fase de “enfrentamento” com pais. É o momento de começar o processo de disciplina. Muitos comportamentos e demonstrações de agressividade são reações da criança. Por isto é importante entender o que se passa, primeiro.

Disciplina é necessária desde muito cedo, perto dos três anos de idade.

Se seu filho não obedece a você, por exemplo, querendo pegar coisas de fato perigosas ou jogando, de propósito, coisas no chão ou batendo em você ou chutando etc. Você poderá usar o castigo como disciplina.

Evite deixar objetos que podem ser quebrados ou perigosos para crianças ao alcance delas. Isto reduzirá a necessidade de disciplina, lembrando que a criança está na fase da descoberta do mundo ao redor.

Escolha um local na casa (que não seja quarto dele) e explique o porquê do castigo e que, desse momento em diante, quando ele não obedecer você, ele ficará de castigo. Diga que ele ficará, por exemplo, 4 minutos (1 minuto por cada ano de idade).

Quando precisar, então, leve-o até o canto da disciplina, deixe-o sentado lá. Se ele sair, volte com ele e explique de novo o motivo do castigo. Na terceira vez que ele sair, volte com ele (sempre o segurando pela mão), mas não diga mais nada e nem olhe para ele. Faça isso quantas vezes forem necessárias.

Há mães que fazem isso até mais de 10 vezes. Não importa. Na primeira vez, será mais difícil, mas as idas e vindas irão diminuir depois disso e ele aprenderá.

Depois dos 4 minutos, vá até ele e pergunte se ele sabe por que ficou de castigo, dê um abraço nele e saia com ele do local pela mão.

Abaixe-se na altura dele, quando estiver explicando tudo isso.

Esse processo só irá funcionar se você for firme e determinada.

Comece logo, pois, com o tempo, a criança só se torna cada vez mais indisciplinada.

Lembre-se, no entanto, de não banalizar o castigo, usando-o por qualquer motivo.

SOCIALIZAÇÃO

Alguns pais, erroneamente, colocam a criança com 1 ano, 2 ou até menos na escolinha, imaginando que isso irá ajudar na socialização (interagir de forma educada, emprestar seu brinquedo etc.).

No entanto, a socialização só começa a partir dos 2 anos e irá se estabelecer por volta dos 3 anos; variando entre crianças.

O ideal é que a criança vá para a escola somente por meio período, a partir dos 3 anos. E, assim mesmo, em uma escola que haja o processo de adaptação por completo.

Antes disso, é importantíssimo que a criança conviva o máximo com a mãe, pois somente através desse vínculo, ela terá um desenvolvimento emocional saudável e equilibrado.

Conteúdo autorizado para reprodução na Revista Materlife com a fonte retida pelo publicador.

Divulgado em: Marilena Teixeira Netto, Psicoterapeuta – blog Artigos de Psicologia – www.artigosdepsicologia.wordpress.com

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!