Clique e acesse a edição digital

21/03 – Dia de usarmos meias coloridas! Saiba por quê!

Tempo de Leitura: 4 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
World Down syndrome day background. Rock you socks day

No Dia Internacional da Síndrome de Down usamos meias coloridas para chamar atenção sobre esta importante condição!

A Síndrome de Down (SD) é uma condição genética causada pela presença de 3 cromossomos do número 21 nas células dos indivíduos, por isso também é chamada de Trissomia do 21 e neste mês de conscientização nada mais importante do que falarmos mais sobre o assunto e no caso desta que vos fala conversarmos sobre o que esperar do desenvolvimento motor destes bebês e crianças.

Ao se deparar com este diagnóstico surgem milhares de perguntas na cabeça dos pais de um bebê com SD, o que é normal diante de um diagnóstico, principalmente na infância, mas hoje eu estou aqui para te dizer que o diagnóstico não é o que define seu filho, ele é só um norte para um novo caminho a seguir, vem entender!

São diversos os fatores que interferem no desenvolvimento motor, a diminuição do tônus muscular é um deste fatores que está presente nos bebês com SD, chamamos essa diminuição de hipotonia, é aquele bebê mais “molinho”. Isso significa que estes bebês precisam fazer uma força muito maior para vencer a gravidade e adquirir seus marcos motores, além disso usualmente estes bebês apresentam fraqueza muscular e hipermobilidade das articulações, por isso é comum vermos eles abrindo espacates belíssimos! Essas condições somadas fazem com que estes bebês tenham uma dificuldade de estabilidade, controle postural e coordenação, fazendo com que seja necessária a intervenção precoce!

A intervenção precoce nada mais é do que o acompanhamento de profissionais que tenham conhecimento sobre a condição citada, pois são diversas as condições e comorbidades que podem se somar na SD e que irão interferir em seu desenvolvimento, para tanto é necessário que nós profissionais tenhamos um olhar para cada paciente, afinal cada bebê é um ser único! Os profissionais que deverão acompanhar estes bebês são Fisioterapeuta, Fonoaudióloga e Terapeuta Ocupacional e normalmente os programas de intervenção precoce vão desde o nascimento até por volta dos 3 anos destas crianças. Aqui eu ainda acrescento acompanhamento Psicológico para esta família que precisará lidar com questões complexas durante essa nova fase da vida.

Mas falando de Fisioterapia, em nossa intervenção usamos de técnicas para estimular o desenvolvimento motor destes pequenos, claro através de brincadeiras que irão alcançar objetivos funcionais para nossos pacientes. O mais importante é deixar claro a todos que estão lendo esta coluna que bebês com SD irão sim alcançar todos os marcos motores como qualquer bebê, o que muda nestes casos é que o tempo para aquisição de cada marco é maior justamente porque devido à sua condição.

Mais relevante ainda é conscientizarmos a todos que SD não se trata do uma doença e por isso não tem cura, trata-se de uma condição em que o indivíduo tem algumas limitações e precisa de apoio. Acima de tudo entender que pessoas com SD irão crescer, estudar, trabalhar e se tornar adultos como todo mundo! Viu só como o diagnóstico não define ninguém! Não os tratar como “coitados” é crucial para vencermos o preconceito!

Mas voltando as meias, no dia 21 usamos meias coloridas para despertar a curiosidade das pessoas e pergunte o porquê, assim temos a oportunidade de conscientizar um pouco sobre esta condição, então eu espero que você que leu minha coluna deste mês coloque suas meias e faça do mundo um lugar mais inclusivo e com informação! Vamos juntos!

Dra. Patrícia Lattaro
Fisioterapeuta, mãe do Gabriel, apaixonada por bebês e seu desenvolvimento, pós-graduada em Reabilitação Neurofuncional pela Universidade Federal de São Paulo. Há 15 anos uso meu conhecimento para auxiliar famílias a entender o desenvolvimento de seus bebês de forma descomplicada.
patilattaro@gmail.com
@patricialattaro.fisio
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Dores de cabeça infantis

Crianças podem sofrer de dores de cabeça devido à ansiedade e apertamentos de dentes. Cada vez mais, a ansiedade é desencadeadora de alguns fatores que

Leia Mais »

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!