Clique e acesse a edição digital

Cosméticos na gravidez

Tempo de Leitura: 2 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

É comum a mulher se preocupar com a aparência, e a grávida não foge dessa situação. Mas essa gestante apresenta muitas dúvidas. Vamos começar pelos cosméticos para pele, como os hidratantes e a maquiagem.

Os hidratantes podem e devem ser utilizados durante a gestação, pois aumentam a distensão da pele auxiliando na prevenção de estrias. O tipo de hidratante a ser utilizado depende do tipo de pele de cada pessoa. Alguns produtos no mercado oferecem benefícios adicionais como protetores solares, antioxidantes e vitaminas. Esses compostos não são absorvidos e por isso também podem ser utilizados.

As maquiagens como base facial, pó compacto, blush, batom, sombra, rímel e delineadores são utilizados com o propósito de embelezamento. Os principais componentes da maquiagem são inorgânicos, como por exemplo, os corantes, e estes não possuem absorção cutânea, portanto não há nenhuma contra-indicação desses cosméticos na gravidez.

É muito importante a gestante fazer uso de protetor solar durante a gestação, pois é comum o aparecimento de manchas nesse período.

Em relação aos cosméticos para cabelos, a tintura não é contra-indicada, deste que seja utilizada a partir do segundo trimestre de gestação e que não seja misturada a outras tintas, pois a mistura de duas ou mais cores podem gerar outros componentes sobre os quais não se tem controle.

Já os permanentes e os alisamentos devem ser tratados com mais rigor, pois não existem estudos suficientes que demonstre os efeitos que essas químicas podem trazer durante o período gestacional e para o recém nascido.

O único cosmético capilar que é seguro no período gestacional são o xampu e o condicionador.

Os cosméticos para unhas como os esmaltes, endurecedores, removedores de esmaltes, unhas artificiais podem ser utilizados durante a gestação, pois na literatura não foi encontrada nenhuma referência sobre toxidade dessas substâncias.

As informações contidas nesse texto foram retiradas do livro A Grávida – Suas indagações e dúvidas do obstetra.

Dra. Marília Gomes Bérgamo – Fisioterapeuta Dermato-Funcional – Crefito 3| 27598 LTF

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Os benefícios dos cereais

Ricas fontes de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes, estes alimentos podem ser facilmente incluídos na dieta diária Milho, arroz, aveia e linhaça são apenas alguns

Leia Mais »

Transtorno Bipolar na Infância

A infância é uma época estratégica da vida do ser humano. É quando se dá um grande desenvolvimento físico, psicológico e mental, concomitantemente ao aprendizado

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!