É sabido que alimentos ultraprocessados infelizmente continuam ganhando espaço na alimentação da população mundial. E isso não é exclusivo do perfil alimentar dos adultos. As crianças vêm consumindo cada vez mais este tipo de produto, com maior teor calórico, porém pobres nutricionalmente. Esse é um dos maiores motivos do aumento de crianças e adolescentes obesos no mundo, com previsões catastróficas. Estudos sugerem inclusive que a expectativa de vida das próximas gerações pode diminuir em relação à atual. Este fenômeno pode ser causado pelo aumento da obesidade infantil, refletindo no adulto obeso com maior risco de doenças crônicas como hipertensão e diabetes e, consequentemente infartos, derrames etc.
Uma das alternativas para que consigamos prevenir tal desenvolvimento, é melhorando a alimentação dos nossos filhos. Alguns produtos podem ser trocados por alimentos mais saudáveis e que agreguem saúde, bom desenvolvimento físico e mental.
Como não basta somente mostrar os alimentos que são ruins, seguem também sugestões de trocas para melhorar a qualidade nutricional, mantendo o sabor.
Salgadinhos (snacks)
Salgadinhos são alimentos com alto teor de sódio, conservantes, corante e gordura. Com isso, provoca a retenção de líquidos, são da valor calórico elevado sem propriedades benéficas ao organismo (calorias vazias) e podem levar e/ou piorar a gastrite se consumidos em excesso. O excesso de sódio é o principal responsável pela retenção hídrica e o excesso de corantes, conservantes e gordura são fatores que prejudicam a mucosa do estômago e pioram a digestão , levando à dor e desconforto. O ganho de peso vem da somatória de calorias e da retenção de líquidos.
Podemos substituir por…
Nozes e Castanhas: As nozes verdadeiras são conhecidas como amêndoa, pecã, castanha-do-pará, castanha de caju, pistache, avelã, macadâmia, noz e castanha. São alimentos com alto teor de gorduras poliinsaturadas ômega 3, ômega 6 e monoinsaturadas ômega 9 (gorduras boas) e de proteínas. Além disso, as nozes são ricas alguns antioxidantes como vitamina E, zinco e selênio, além de fibras e fitoesteróis. A avelã, a amêndoa e a castanha-do-pará são boas fontes de fibras alimentares.
O amendoim também possui muitas propriedades nutricionais, pois é um alimento rico em proteína, vitamina E e em gordura vegetal insaturada “boa” (ômega 9).
Por apresentarem quantidades consideráveis de lipídeos e proteínas, constituem boas fontes energéticas. Por isso, consuma com moderação. Muitas vezes o valor calórico não muda muito, mas os benefícios destes alimentos superam e muito o dos salgadinhos.
Batata frita
A batata frita acumula grande quantidade de gordura, colesterol e sal, com isso há ganho de peso, retenção hídrica e aumento do colesterol se consumido em excesso. Isso pode ainda ser piorado quando acrescido de molhos prontos ricos em corantes, conservantes e sódio.
Podemos substituir por…
Outro tubérculo como mandioca, por exemplo. E mesmo a maneira de preparo pode ser diferente, desde cozido, assado ou até na air fryer.
Podemos também incrementar com complementos como cream cheese, temperos caseiros para realçar o sabor.
Embutidos
Os embutidos são alimentos com alto teor de sódio, conservantes, corante e gordura. Com isso, leva a retenção de líquidos e podem levar e/ou piorar a gastrite se consumidos em excesso. O excesso de sódio é o principal responsável pela retenção hídrica e o excesso de corantes, conservantes e gordura são fatores que prejudicam a mucosa do estômago e pioram a digestão , levando à dor e desconforto. A salsicha, por exemplo é rica em corantes, conservantes e outras substâncias e a carne presente nela representa somente cerca de 50% do produto.
Podemos substituir por…
Prefira corte in natura como peito de frango, peixe ou um corte bovino com menos gordura. A diferença calórica muitas vezes não é tão grande, mas o importante são os benefícios que o corte da carne preserva. Possui uma melhor qualidade proteica, é isenta de corantes e conservantes e são muito mais saborosos.
Refrigerantes
Cuidado com os refrigerantes. A desidratação pode se tornar um sério problema de saúde, então devemos nos manter sempre bem hidratados. Os refrigerantes não são bons hidratantes, pois possuem alto teor de sódio e não são nutritivos. Além disso, os refrigerantes nas versões normais têm grande quantidade de açúcar que pode levar, ao longo do tempo, à diabetes e obesidade.
Podemos substituir por…
Suco de frutas ou água de coco. Os sucos de frutas naturais preservam todos os benefícios da fruta, como suas vitaminas. O valor calórico muitas vezes é maior, principalmente se compararmos aos refrigerantes diet ou lights, mas seus benefícios são incomparáveis.
A água de coco é um importante hidratante, pois é rica em vitaminas, minerais como potássio, sódio, cálcio, magnésio, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas e outros fitonutrientes que ajudam o corpo a funcionar com mais eficiência. Ela é o principal reidratante oral, ideal para repor os líquidos e os sais perdidos através do suor durante a prática de atividades físicas ou pelo calor. Ela possui antioxidantes que ajudam no desenvolvimento da criança e na prevenção de doenças oportunistas como gripes e resfriados.
Porém, tanto os sucos quanto a água de coco devem ser consumidos sem exagero. A água é o principal hidratante e deve ser ofertada regularmente à criança.