Clique e acesse a edição digital

Educação, disciplina e respeito vem de berço – vem de pais antenados!

Tempo de Leitura: 4 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Smiling young mother with cute little daughter having breakfast on the sofa at home.

O mundo está em constante mudança e nosso olhar para a criança também deve estar. Se ontem acreditávamos que formas diversas de punição era capaz de educar e disciplinar uma criança – hoje sabemos que não. Em meu artigo deste mês, quero deixar algumas dicas de como os pais antenados podem ajudar a fortalecer um relacionamento mais intimista e saudável com seus filhos. Vamos lá!

  • Elogie seu filho

– Faça elogios apropriados. Em vez de simplesmente dizer “Você é ótimo”, tente ser específico sobre o que seu filho fez para merecer o feedback positivo. Você pode dizer: “Foi difícil esperar até desligar o telefone para você pedir biscoitos, e, gostei muito da sua paciência!”.

– Torça pelas coisas boas. Quando você notar que seu filho está fazendo algo útil ou legal, diga a ele como você se sente. É uma ótima maneira de reforçar o bom comportamento e manter a prática.

– Faça “fofoca” sobre seu filho. O que ouvimos é muito mais potente do que aquilo que nos é dito diretamente. Torne o elogio mais eficaz, deixando seu filho “pegar” você sussurrando um elogio sobre ele para a vovó, o papai ou até mesmo para os bonecos de pelúcia.

  • Confie em si mesmo

– Dê um tempo a si mesmo. Ir ao drive-thru quando estão cansados demais para cozinhar não faz de vocês pais descuidados. Mostra apenas que é possível flexibilizar em determinadas ocasiões.

– Confie no seu instinto. Ninguém conhece seu filho melhor do que você. Siga seus instintos quando se trata de saúde e bem-estar. Se você acha que algo está errado é provável que você esteja certo. Então faça o que precisa ser feito.

– Apenas diga não. Resista à tentação de assumir obrigações extras no escritório fora do expediente. Você nunca se arrependerá de passar mais tempo com seu filho.

– Não aceite o desrespeito do seu filho. Nunca permita que seu filho seja rude ou diga coisas que magoem você ou a qualquer outra pessoa. Se o fizer, diga-lhe com firmeza que não tolerará qualquer forma de desrespeito.

– Passe adiante seu plano. Mobilize os outros cuidadores de seu filho para ajudar a reforçar os valores e os comportamentos que você deseja perpetuar (avós, tios, primos etc.)

  • Ensine habilidades sociais a seu filho

– Faça a seu filho três perguntas todos os dias. A arte da conversação é uma habilidade social importante, mas os pais, por vezes, deixam de ensiná-la. Você pode perguntar: “Qual foi sua parte favorita da escola hoje?”; “O que você acha que teremos para o jantar hoje?”; ou “Onde você quer ir amanhã à tarde?”

– Ensine às crianças esse truque de bravura. Diga-lhes para sempre observarem a cor dos olhos de uma pessoa. Fazer contato visual ajudará uma criança hesitante a parecer mais confiante e a ser mais assertiva e menos propensa a ser criticada. – Reconheça as fortes emoções do seu filho. Quando o colapso do seu filho passar, pergunte-lhe: “Como você se sentiu?” e “O que você acha que tornaria tudo melhor?” Então, ouça-o. Ele se recuperará mais facilmente de um acesso de raiva se você deixá-lo conversar e expressar os sentimentos.

Dra. Regiane Glashan
Apaixonada pelo mundo perinatal, infanto-juvenil e familiar.
Enfermeira, Especialista em Saúde Pública
Mestre e Doutora em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Terapeuta Familiar, Casal e Individual
Educadora Parental Positiva (PDA – USA)
Educadora Emocional Positiva (Programa Ciranda – MSC Rodrigues)
www.terapeutadebebes.com
@terapeutadebebes_familia
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!