Clique e acesse a edição digital

Cadeirinhas infantis: uso adequado evita danos irreparáveis

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Especialistas em neurocirurgia ressaltam que os pais devem se precaver e proteger seus filhos antes mesmo da lei entrar em vigor, assegurando melhor proteção a cabeça e a coluna vertebral das crianças transportadas no banco traseiro.

A resolução 277/2008, que entrará em vigor a partir de 1º de setembro, regulamentando o transporte de crianças de até dez anos de idade em automóveis, visa diminuir um grave problema que atinge o Brasil e é considerado a 3ª principal causa de morte de bebês com menos de um ano de idade e do grupo de cinco a 14 anos: os acidentes de trânsito.

O uso adequado das cadeirinhas infantis protege melhor a cabeça e a coluna vertebral das crianças transportadas no banco traseiro. Evitando, muitas vezes, prejuízos que podem ser considerados irreversíveis para a saúde dos pequenos. Dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) apontam que, entre 2000 e 2009, mais de 180 mil crianças foram vítimas de acidente de trânsito, das quais 8 mil faleceram.

Para o doutor Francisco Sampaio Junior, coordenador da equipe médica e neurocirurgião do Instituto Paulistano de Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna Vertebral, “os riscos que as crianças ficam expostas no caso de uma eventual freada, caso não estejam utilizando o equipamento correto, podem fazer a criança ir de encontro com o próprio vidro do automóvel, ou, mais grave ainda, ser arremessada para fora do carro”.

O especialista explica que os danos causados à saúde da criança nessas situações podem ser, em muitos casos, irreversíveis. “Caso sua coluna torácica seja afetada, a criança poderá ficar paraplégica, ou, então, tetraplégica, caso a colisão afete sua coluna vertebral. Outros problemas graves como traumatismo craniano e variados tipos de sequelas, como déficit de memória, de atenção ou de concentração, além da criança poder ficar em estado de coma, são apenas alguns dos problemas que é possível evitar utilizando as cadeirinhas corretas”.

Conheça os equipamentos obrigatórios para o transporte das crianças:

Bebês de até um ano de idade: bebê conforto (instaladas no banco traseiro e voltadas para trás – de costas para a frente do carro;

Crianças de um a 4 anos: cadeirinhas;

Crianças de 4 a 7 anos e meio ou peso entre 18 e 36 quilos: Assentos de elevação sem encosto;

Crianças de sete anos e meio até dez anos: sempre devem ser transportadas banco traseiro.

Aos pais e motoristas fica a ressalva da importância da utilização dos equipamentos adequados, já que a falta destes dispositivos é uma infração de trânsito gravíssima, que rende aos mesmos multa de R$ 191,54, além da perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e retenção do veículo até a solução do problema.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Dores de cabeça infantis

Crianças podem sofrer de dores de cabeça devido à ansiedade e apertamentos de dentes. Cada vez mais, a ansiedade é desencadeadora de alguns fatores que

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!