Estar em movimento é importante durante a gestação. Confira as atividades físicas mais adequadas.
Movimento, atividade e gravidez combinam. Mas você deve tomar alguns cuidados.
Foque no fortalecimento dos músculos abdominais.
A musculatura abdominal forma uma espécie de prensa, que auxilia na hora da expulsão do feto durante o parto normal. Por isso é fundamental cuidar do abdômen na sua agenda de treinos.
Mas fique atenta: as atividades físicas só são recomendadas após o terceiro mês de gravidez. Antes disso, os médicos não recomendam atividades físicas. Siga as recomendações e movimente-se do quarto mês em diante.
Trabalhe o corpo de acordo com o trimestre.
Toda gestante precisa de trabalho físico para adequar o corpo às mudanças que acontecem nesse período.
Melhorar a capacidade cardiorrespiratória facilita a realização de atividades domésticas; aprimora o tônus muscular e esquelético e ajuda a se adaptar às posturas que serão exigidas no trabalho de parto.
Outra dica que pode ser muito importante é cuidar da auto-estima e conviver com outras gestantes. Isso reforça sentimentos como segurança e felicidade.
Fortalecimento muscular protege as articulações e reduz o risco de lesões.
Fazer exercícios no solo ajuda a oxigenação, circulação e controle da respiração. Já os movimentos feitos na água relaxam o corpo, diminuem eventuais dores nas pernas e o inchaço nos pés e nas mãos.
Lembre-se de passar em consulta de pré-natal antes de iniciar sua atividade.
Depois de realizar exames, o obstetra avaliará se a prática de exercícios pode ser liberada para você. No caso de mulheres que já praticam esporte e que não têm histórico de aborto espontâneo, a atividade pode continuar depois de adaptadas ao seu novo estado.
Para as gestantes sedentárias, os exercícios só devem começar depois da décima segunda semana. Se não houver intercorrências, a atividade física pode continuar até o momento do parto. Claro que você deve reduzir sua intensidade à medida que a data se aproxima.
Em caso de parto normal, retome as atividades físicas depois de 40 dias. Se for cesárea, é o médico quem deve decidir.
As atividades mais recomendadas às grávidas são:
- Caminhada: prepara muito bem para o parto, melhora a capacidade cardiorrespiratória e ajuda no encaixe do bebê na bacia da mãe. É ideal caminhar por cerca de trinta minutos, três vezes por semana.
- Natação: trabalha forte a musculatura, mas apenas algumas modalidades são liberadas na gestação.
- Hidroginástica: os mais indicados para mulheres em gestação!
- Alongamento: relaxa a musculatura relaxada e contribui no controle da respiração.
Aproveite este tempo incrível da sua vida e faça sempre o melhor para você e para o seu bebê. Fique atenta aos seus limites e nunca dispense o acompanhamento de um profissional de educação física qualificado.