Clique e acesse a edição digital

CRIANÇAS DE 2 A 3 ANOS DE IDADE DEVEM CONSUMIR TRÊS PORÇÕES DIÁRIAS DE FRUTAS

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

De acordo com a Dra. Anna Bordini (CRM-111.280), ginecologista e obstetra com prática em oxidologia da Clínica Bertolini, as crianças podem aprender a gostar de qualquer alimento se incentivada desde pequenas. “A alimentação das crianças exige muita atenção dos pais, pois eles são os maiores responsáveis por proporcionar hábitos saudáveis de alimentação. A partir dos seis meses de idade, a amamentação já pode ser complementada com outros alimentos, que podem ser inseridos na dieta da criança gradativamente”, explica.
Quando a criança atinge oito meses, o seu sistema digestivo está mais maduro e o organismo mais forte. Ela pode começar a comer frutas amassadas e raspadas e gradativamente passará para as papinhas salgadas no almoço e, depois, no jantar.
Entre os dois e três anos de idade, a criança já é capaz de comer a mesma refeição que os pais e também deve fazer quatro refeições ao dia, como café da manhã, almoço, merenda e jantar. “Nessa fase, é aconselhável que as crianças comam cerca de três a quatro porções de fruta por dia. Pode ser mais fácil incluir a fruta no almoço e no jantar, reservando mais uma ou duas porções para um lanche”, afirma Bordini.
As frutas fazem parte de uma alimentação saudável e seu consumo em quantidade adequada previne a ocorrência de doenças crônicas. Além disso, elas são ricas em fibras, vitaminas, sais minerais, frutose ou levulose (açúcares naturais), carboidratos, gorduras e proteínas. “Os pais devem oferecer aos seus filhos as mais variadas opções de frutas. Assim, se ele não gostar de algum tipo, pode se interessar por outro”, sugere a médica.
E se a criança rejeitar a fruta?
As crianças precisam de 8 a 10 vezes para reconhecer e aceitar um alimento diferente, por isso a persistência é fundamental. “Caso o seu filho insista em não comer ou provar alguma fruta, tente fazer um suco. Vale misturar duas ou mais frutas. A salada de frutas também é uma excelente opção para incentivar as crianças a comê-las”, recomenda.
Tem alguma fruta que não é recomendado a criança comer?
A partir de um ano a criança deve ingerir todo o tipo de fruta, pois, quanto mais variada for a sua alimentação, melhor. Mas os pais devem estar atentos a qualquer reação ou alergia. As frutas que são cítricas, por exemplo, podem gerar reações cutâneas.
Como preparar as frutas?
Incentive o seu filho a comer banana, maçã, abacaxi, morango, pêssego e outros tipos de frutas. Vai fazer um suco? Ofereça a fruta in natura. “Para garantir as vitaminas necessárias e não prejudicar a ingestão de outros alimentos, as crianças devem consumir 100 ml de suco de fruta in natura diariamente”, sugere a Dra. Anna Bordini.
Se o seu filho tem de dois a três anos idade, ele deve consumir três porções diárias de frutas (200 a 300g), enquanto que para os pequenos de dois anos é aconselhável consumir duas porções (100 a 150g).

Fonte- Dra. Anna Bordini (CRM- 111.280) médica ginecologista e obstetra com prática em oxidologia da Clínica Bertolini

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A AUTOESTIMA DA CRIANÇA

“A falta de envolvimento e a dificuldade dos pais em entenderem as necessidades imediatas ou mesmo ao se eximirem de responsabilidades afetam diretamente na construção

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!