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A chupeta e os dentinhos

Tempo de Leitura: 5 minutos
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O uso de chupetas pode não só prejudicar a posição dos dentinhos, mas também de todas as estruturas musculares com que estes se relacionam, podendo haver desequilíbrios que repercutirão na fala, respiração, deglutição, mastigação e até no sorriso (estética) da criança. Por isso, antes de tomar esta decisão, deve-se buscar informações para que sejam usadas de forma criteriosa.

O bebê precisa usar chupeta?

Os bebês já nascem com a função de sucção plenamente desenvolvida, como muitos papais podem constatar nos rotineiros exames de ultra-som. Ao mamar, a criança procura atingir com a sucção a satisfação alimentar e muscular, o que nem sempre é conseguido simultaneamente.

O bebê que mama ao peito (que exige um esforço muscular complexo) normalmente acaba saciando sua necessidade de sucção e alimentar ao mesmo tempo, e fica satisfeito. Porém, pode-se atingir a plenitude muscular e não alimentar, o que fará com que o bebê pare de mamar mas logo sinta fome, neste caso deve-se insistir para que não se distraia ou adormeça durante o aleitamento. E, ao contrário, pode-se atingir a plenitude alimentar mas não neural (muscular), o que é mais comum nas crianças que usam mamadeira, por exigir um movimento muscular mais simples, podendo necessitar de complemento para esta sucção.
A chupeta deveria preferencialmente ser evitada, já que crianças que mamam ao peito normalmente não precisam deste complemento e, se precisarem, pesquisadores acreditam poder ser complementada com a própria amamentação. O uso de bicos artificiais pode levar ao fenômeno da “confusão de bicos”, uma forma errônea do bebê posicionar a língua e sugar o peito, levando-o ao desmame precoce. Tanto é, que hoje já é obrigatório os fabricantes alertarem nas embalagens: “A criança que mama ao peito não necessita de mamadeira, bico ou chupeta. O uso da mamadeira, bico ou chupeta prejudica a amamentação e seu uso prolongado prejudica a dentição e a fala da criança.” Trabalhos científicos comprovam que quando uma criança usa chupeta vai menos ao peito.

Outra razão para o uso da chupeta seria evitar o hábito de sucção de dedo, por trazer danos mais severos ao desenvolvimento buco-facial e ser um hábito mais difícil de ser removido. Para os bebês que mamam ao peito acredita-se que o próprio aleitamento deverá evitar o hábito do dedo e não a chupeta. Assim, nem todo o bebê precisa usar a chupeta. A chupeta existe justamente para complementar esta necessidade de sucção, e se for usada, deverão ser respeitadas regras, para que não se instale um hábito.

O uso racional da chupeta

Se a família optar pelo uso da chupeta, deverão ser conhecidos alguns aspectos importantes para minimizar os possíveis transtornos causados por esta. Deverá ser considerada um “instrumento” para realizar os exercícios de sucção, e não um brinquedo ou “parte do vestuário” da criança.

Chupeta não é esparadrapo

  • Frequência – o uso deverá ser mínimo, sendo indicado só em momentos de stress ou para adormecer, tanto que seu nome em inglês é “Pacifier” (pacificador), mas não frente a qualquer choro do bebê. Sempre inspecione as causas do desconforto (fome, frio, fralda suja, dor, saudade de beijinho e colinho da mamãe,…) antes de partir para a chupeta. Muitos adultos a usam por não tolerarem o choro do bebê.
  • Duração – deverá ser usada apenas até o bebê se acalmar ou adormecer. Quando normalmente ele a larga não deve ser recolocada. Se a chupeta permanecer interposta entre os lábios, a criança pode perder a “memória” muscular de permanecer com a boca fechada, o que é fundamental para que respire corretamente pelo nariz.
  • Idade – com o amadurecimento da criança, a sucção passa a ser substituída pela mastigação e sorção (tomar líquidos no copo), o que envolve outros músculos, e deverão ser estimuladas pelos pais. Assim, o uso da chupeta deverá ser interrompido assim que a criança se mostrar desinteressada, o mais cedo possível. O “prazo” para organizar a vida da criança sem a chupeta é até os dois anos, quando a fala fica mais desenvolvida.

  • Tipo – podem variar em forma, tamanho e material. A forma ideal é anatômica (aquela “achatada”, antes chamada “ortodôntica”), pois se adapta perfeitamente à cavidade bucal da criança e permite um maior contato da língua com o palato durante a deglutição. O disco plástico deverá ser côncavo (voltado para a cavidade bucal) e com perfurações que evitem o acúmulo de saliva e a conseqüente irritação da pele. De preferência sem argolas, para que não se pendure correntes (evitando o risco de estrangulamento), nem fraldas, e nem que a criança fique apoiando a mãozinha (prejuízo ao lábio inferior). Observar para que a chupeta não seja colocada invertida. O tamanho deve acompanhar a idade. O material de preferência é o silicone, que deforma menos e é mais higiênico.

Quais as consequências do uso inadequado da chupeta?

O uso incorreto da chupeta, associado ao padrão genético da criança, poderá produzir problemas bucais e de oclusão (mordida), que podem ser: mordida aberta anterior (dentes de cima não encostam nos de baixo); mordida cruzada posterior (a parte de cima fica “apertada”, mal desenvolvida, e não encaixa com a de baixo), dentes de cima projetados para frente (e os de baixo para trás), alteração na fala e no padrão de deglutição (por interposição lingual), alteração dos padrões respiratórios, etc.

Como desestimular?

Um bom truque é furar a ponta da chupeta para que mude a sensação ao sugar. Tente delimitar o tempo de uso e o espaço físico, mostrando ao bebê que a chupeta é só para “nanar”, e portanto, não sai do berço. Não colocar várias chupetas à disposição da criança, pois facilita sua recolocação e pode estimular o uso. A remoção deverá ser gradativa e bem conversada com a criança, sem ameaças nem punições.

A chupeta deverá então ser usada com estes cuidados, para que não vire um hábito, nem tenha seu uso desnecessário. Mas devemos nos lembrar que o hábito de sucção, quando instalado, poderá estar relacionado a fatores emocionais, sendo sua remoção delicada, relacionada ao desenvolvimento da criança e seu ambiente psicoafetivo.

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