Clique e acesse a edição digital

A importância de uma rede de apoio durante a maternidade

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Imagem do WhatsApp de 2024-11-18 à(s) 09.16.11_9c9d8f0f

A jornada da maternidade começa na gestação, um período de descobertas e ajustes, onde o corpo da mulher passa por inúmeras transformações, enquanto ela se prepara para a chegada de uma nova vida.

                Junto com o nascimento de um filho, vem as de mudanças físicas, emocionais e psicológicas que exigem uma adaptação constante para a mãe.

                Uma rede de apoio (parceiro, familiares, amigos, profissionais de saúde e até grupos de apoio) é essencial para garantir não somente o bem-estar da mãe, como também a qualidade de vida do bebê e o equilíbrio da família como um todo. Ela não só acolhe a mãe, mas também oferece o suporte que permite que ela se dedique ao bebê com confiança e tranquilidade.

                No período pós-parto, as mães passam por um desgaste físico e emocional, pois o corpo passa por uma recuperação significativa, gerando uma sensação de cansaço, dores e mudanças hormonais intensas. Uma mãe apoiada e cuidada tem mais disposição para se dedicar ao seu filho, está mais atenta às suas necessidades. E, o mais importante, consegue encontrar equilíbrio entre ser mãe e cuidar de si mesma.

                Cuidar de um recém-nascido demanda uma atenção constante e ter uma rede de apoio nesse momento vai proporcionar a possibilidade de dividir as responsabilidades, aliviando a carga física e emocional.

                A rede de apoio é fundamental para a saúde mental da mãe. O simples ato de compartilhar experiências, desabafar sobre os desafios diários ou receber palavras de incentivo pode ser extremamente terapêutico.

Muitas mães se sentem inseguras nos cuidados com o bebê, especialmente se for o primeiro filho. As orientações de outras mulheres que passaram por essa fase, ou de profissionais de saúde, podem ajudá-las nesse momento. O apoio de uma doula, por exemplo, pode trazer segurança nos primeiros dias após o parto. Uma consultora de aleitamento materno pode proporcionar segurança na amamentação, auxiliando na pega e posição do bebê.

                A rede de apoio também atua como um pilar importante para o fortalecimento do vínculo familiar. A divisão das tarefas domésticas e de cuidados com o bebê ajuda a mãe a se sentir mais equilibrada e menos sobrecarregada, promovendo uma convivência mais harmônica no núcleo familiar.                 A maternidade é um período desafiador, mas conseguimos torná-la mais leve. Uma rede de apoio bem estruturada garante que a mãe tenha o suporte necessário em todas as fases dessa jornada.

Colaboração: Paula Simas
Enf. Pediatra e Neonatal
Especialização em aleitamento materno e sono infantil
@materleve
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Teste do Pezinho: para todos os bebês!

O exame laboratorial, chamado também de triagem neonatal, detecta precocemente doenças metabólicas, genéticas e infecciosas, que poderão causar alterações no desenvolvimento neuropsicomotor do bebê. Falemos

Leia Mais »

Dermatite atópica

Estamos em outubro, o mês das crianças, então vamos falar da doença dermatológica que mais afeta os pequenos. O tema hoje é dermatite atópica, alguns

Leia Mais »

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!