Clique e acesse a edição digital

A importância do brincar e dos brinquedos educativos para o desenvolvimento infantil

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
parent-cp213

Desde bebê, brincar promove laços de carinho, felicidade e confiança. E se for com um brinquedo correto e de acordo com a idade e a fase, esta aliança se tornará muito mais produtiva

Todos, desde a infância, necessitam brincar. A felicidade estampada no rosto da criança prova que o ato traz diversos benefícios. Quando a criança está brincando e/ou jogando, automaticamente a imaginação vai além, fantasias são criadas e a criatividade ganha “asas”.

É importante compreender que tanto os jogos, como as brincadeiras são indispensáveis para a aprendizagem tendo um papel importante na educação infantil e na vida. Além de propiciar a interação social, brincando o pequeno se autoconhece, se arrisca a explorar o novo, trabalha a comunicação e conhece o mundo à sua volta.

Embora simples, essa prática faz parte do desenvolvimento por estimular aspectos físicos, sociais e cognitivos. Desde bebê, brincar promove laços de carinho, felicidade e confiança. E se for com um brinquedo correto e de acordo com a idade e a fase, esta aliança se tornará muito mais produtiva.

Os brinquedos educativos, por exemplo, são aqueles que vão satisfazer esta relação inesquecível de alegria e evolução, pois deixam a criança explorar o seu universo, à sua maneira, livre, incentivando as habilidades psicomotoras e estimulando a capacidade de memória e atenção. E mais: além de enriquecer a personalidade, os brinquedos educativos estimulam o raciocínio desenvolvendo a percepção de cores, discernimento de sons, compreensão das formas e sensação do toque.

Presente em mais de 120 países e há mais de 60 anos projetando produtos inovadores que ajudam os pais a construírem vínculos no cuidado com os filhos, a Chicco traz em se portfólio uma vasta linha de brinquedos educativos para cada fase do desenvolvimento infantil, como jogos bilíngues com alfabeto, números, cores e animais, encaixe e empilhamento, tapetes de atividades, introdução musical e muito mais, para estimular a criatividade e o aprendizado dos pequenos – todos produzidos com materiais resistentes e com pintura feita com tinta atóxica, que é supersegura para a criança.

A variedade é muita e na hora de escolher o melhor brinquedo vale observar a idade da criança, que deve constar na embalagem conforme normas do Inmetro; o perfil (o que ela gosta); a diversidade (para desenvolver habilidades diferentes, pesquise textura, cores e tamanhos); e o estilo (música, esportes, animais, por exemplo).

Com o brincar, as crianças desenvolvem também algumas noções de grande importância para a vida em sociedade, como a noção das regras e dos papéis sociais. Os benefícios da prática também serão percebidos a longo prazo, com adultos confiantes de suas atitudes e decisões.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!