Clique e acesse a edição digital

Benefícios do iogurte durante a gravidez e amamentação

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Gorgeous pregnant woman eating happy yogurt

Quando o assunto é gravidez surgem muitas dúvidas na cabeça das mamães, principalmente em relação à alimentação.

Algumas futuras mamães acreditam que devem mudar totalmente os seus hábitos alimentares na gravidez, inclusive até deixar de consumir o seu iogurte preferido, mas será que isso é necessário?

De acordo com o Nutrólogo André Veinert, da Clínica Healthme Gerenciamento de Perda de Peso, o iogurte pode ser consumido sem culpa na gravidez desde que a mamãe mantenha uma alimentação saudável e balanceada. “O iogurte ajuda a manter a alimentação regrada e também combate a prisão do ventre”, explica.

Conhecendo o iogurte

Para quem não sabe, o iogurte é um leite fermentado que é produzido com lactobacilos – bactéria benéfica para o organismo. “Os micro-organismos utilizam o açúcar do leite para produzir energia e proliferar com o objetivo de eliminar o ácido láctico. Esse ácido é importante porque ele melhora a acidez da flora intestinal e impede a proliferação de outras bactérias que podem ser prejudiciais para a gestante”, diz o médico.

O consumo do iogurte é recomendado na gestação porque os lactobacilos conseguem passar pelo ácido gástrico e a bile chegando ao intestino.

O iogurte é rico em proteína e cálcio, que são indispensáveis na construção das células do bebê. “As bactérias compostas no iogurte ajudam na flora intestinal, além de evitar o surgimento de novos micro-organismos responsáveis por doenças”, afirma o nutrólogo.

As proteínas, por exemplo, agem na produção de anticorpos, hormônios e enzimas. O cálcio é importante para a formação dos ossos, dentes e unhas do bebê. As vitaminas A e do complexo B presentes no iogurte auxiliam na saúde da visão, tratamento de acne, queda de cabelo, oxidação das células e nas funções neurológicas.

Benefícios para a mãe e o bebê

Uma das vantagens do iogurte é que ele tem probióticos que são benéficos para a saúde. “Os probióticos são encontrados nos leites fermentados, sorvetes e queijos. Mas vale ressaltar que esses alimentos devem ser consumidos apenas em três porções diárias”, alerta o Dr. André.

Outro benefício é que o iogurte também pode ser consumido com frutas. Além disso, o iogurte deve estar presente na alimentação da gestante no último trimestre para auxiliar a amamentação após o parto.

Posso consumir qualquer tipo de iogurte?

Um estudo apresentado no 21.º Congresso da Sociedade Respiratória Europeia, em Amsterdã, mostrou que o consumo de iogurte desnatado na gravidez pode aumentar o risco de asma e rinite na criança.

“O que ocorre é que o iogurte desnatado tem uma pequena quantidade de ácido graxo, se a gestante consome esse tipo de iogurte ela pode deixar de consumir a quantidade de gordura necessária para o organismo”, esclarece o nutrólogo.

Dessa forma, a falta dessa gordura pode interferir no sistema imunológico da criança. “Se você ficar na dúvida, não deixe de tirá-las com o seu nutricionista para que a falta ou excesso de algum alimento não prejudique a sua gestação”, aconselha o Dr. André.

A dica é consumir iogurte e leites fermentados com cautela e consultar o seu nutricionista.

Fonte: Nutrólogo André Veinert, Clínica Helthme – Gerenciamento de Perda de Peso

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Alimentos de risco

Infelizmente, os alimentos mais apreciados pela criançada são os chamados “cariogênicos”, ou seja, contém açúcar e causam cárie. Quando comemos alimentos açucarados, as bactérias da

Leia Mais »

Como Escolher Um Pediatra

Escolher o pediatra certo para o seu bebê é uma decisão muito importante. Afinal, você irá visitar o consultório médico pelo menos 12 vezes no

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!