Família deve ter cuidado para não reprimir talentos
Já ouviram falar que criança que esbanja saúde é arteira? Hoje vamos levar esse assunto bem ao pé da letra e focar na importância da criatividade para o desenvolvimento infantil.
A criatividade infantil está diretamente associada ao seu desenvolvimento, porque é neste período que o ser humano começa a expressar, de diferentes maneiras, seus pensamentos, sentimentos e desejos. O principal: muitas vezes, seu filho, já pode apresentar talentos que podem ser lapidados no futuro e até transformados em profissões. Já parou para observar?
Atletas e até mesmo artistas plásticos deram indícios na primeira fase da vida que seriam grandes ícones. Seja no esporte, ou na arte, o importante é estimular o potencial da criança e não reprimi-lo. Em alguns momentos, os pais podem acabar não entendendo isso e nesta edição vamos te ensinar a olhar para o seu filho “arteiro” com outros olhos.
Doutora, minha filha riscou todas as paredes da sala! Meu filho não para de falar e imitar as pessoas. Ah, esse menino não para! Só pensa em bola! Em nosso cotidiano vemos exemplos claros da expressão infantil, que não pode ser anulada. Que tal dedicar formas para expandir esses potenciais? Este fator é essencial para a elaboração da identidade pessoal na infância e pode ter papel fundamental em como serão suas relações e visões de mundo. A atitude dos pais também faz total diferença. Ser rígido e neutralizar seu filho não ajudará. Mas você pode ensiná-lo a explorar o seu lado criativo dando-lhe espaço, confiança, meios e o principal: a liberdade para poder se expressar.
Quando uma criança é reprimida de forma brutal, isso acaba criando um bloqueio na sua mente e criam-se barreiras que talvez não possam ser mais quebradas ou quem sabe, tratadas. Você sabia que alguns adultos que hoje possuem dificuldade para se abrir, falar e expressar seus sentimentos foram crianças neutralizadas? A memória psíquica pessoal na infância pode permanecer por toda a vida e precisamos aprender a usar isso como fator positivo e visionário.
Veja algumas dicas para estimular a criatividade do seu filho:
- Toda criança adora um desafio. Isso é bastante didático para eles e pode ser feito através de brincadeiras e até mesmo tarefas do dia a dia. O importante é dar liberdade para os pequenos encontrarem as soluções.
- Incentive seu filho a pintar e desenhar. Invista em papéis, pincéis e tintas. Desta forma, trabalharemos o lado lúdico infantil.
- Os blocos são ótimas ferramentas para desenvolver a criatividade, noções de estruturas e criações.
- Se seu filho é ligado à música, que tal aprender um instrumento?
- Estimule o pensamento crítico. Faça perguntas, para que eles possam raciocinar e tentar achar respostas.
- Proponha passeios ao ar livre e pergunte qual a atividade física que mais agrada.
Tenha em mente que uma criança criativa também consegue desenvolver melhor suas habilidades, capacidades técnicas, emocionais e o principal: estará mais preparada para o futuro. É possível brincar, educar e inovar!