Clique e acesse a edição digital

Como lidar com o calor no último trimestre de gravidez

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
calor-213

Para alguns o verão é a época mais esperada do ano para aproveitar a piscina, mar e parques com amigos e família. Mas para as gestantes não é a estação mais agradável devido ao calor que pode interferir na saúde da mulher.
Como se não bastassem as altas temperaturas, a mulher sente mais calor devido há liberação de alguns hormônios na gestação que provocam a dilatação dos vasos. O metabolismo se mantém acelerado e consequentemente a mulher sente mais calor.
Nos dias quentes, a gestante deve evitar a exposição prolongada ao sol e inclusive deixar de praticar atividade física nestes dias. A recomendação é beber bastante líquido e usar roupas confortáveis.
Beber muita água pode até aliviar o calor, porém, as gestantes precisam ficar atentas para a retenção de líquido também muito comum neste período.
De acordo com o Angiologista Dr. Ary Elwing (CRM-22.946), especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser, o calor também pode contribuir para que ocorra o inchaço na gravidez. “Isso ocorre devido ao maior volume de sangue e líquido no corpo devido à gravidez na fase final da gestação”, explica.
O inchaço ocorre no sétimo mês de gestação devido à retenção de líquido na gravidez e no útero que começa comprimir os vasos localizados na região pélvica (bacia), prejudicando o retorno do sangue que está nas pernas. Quando o sangue tenta retornar ao coração ele encontra resistência, pois os vasos da região pélvica estão comprimidos pelo útero. “Por este motivo, as gestantes sofrem com o edema nos membros inferiores e se queixam que os pés estão inchados e não conseguem calçar um sapato, por exemplo”, ressalta o Dr. Ary.
Sem pânico
O calor e o edema são um dos vilões da gestante no finalzinho da gravidez. No entanto, existem diversas medidas que podem ser adotadas pelas futuras mamães para driblar essa situação de desconforto. “Usar roupas leves, mante uma alimentação balanceada, beber bastante líquido são medidas que ajudam amenizar o edema e o calor na gravidez”, comenta o angiologista.
Confira as dicas do Dr. Ary para não sofrer com o calor e os inchaços no verão e no final da gravidez:
Pés para o alto
Quem está sentindo a perna inchada e pesada deve elevar as pernas para estimular a circulação sanguínea. Dependendo do caso, o médico pode indicar o uso de meias de compressão.
Faça movimentos constantes
Se a gestante permanece muito tempo sentada, o ideal é que ela se movimente com frequência e faça caminhadas leves pela casa.
Atenção aos sintomas
A gestante deve ficar atenta se o inchaço for intenso e afetar as mãos, braços e rosto. Se formigamento dos braços, limitação de movimentos dos dedos das mãos e dor na região da nuca é importante consultar o médico com urgência.
Alimentação balanceada
Consumir alimentos saudáveis e tome muito cuidado com o sal. Reduzir o sal da alimentação ajuda combater a retenção de líquido.

Fonte: Angiologista Dr. Ary Elwing (CRM-22.946), especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser – www.aryelwing.com.br

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Dermatite atópica

Estamos em outubro, o mês das crianças, então vamos falar da doença dermatológica que mais afeta os pequenos. O tema hoje é dermatite atópica, alguns

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!