Clique e acesse a edição digital

Como ser um pai “acima da curva”!

Tempo de Leitura: 4 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
side-view-girl-learning-math-home

Não existem pais perfeitos, mas há muitas coisas que você pode fazer que o tornarão um pai “acima da curva”. 

Gostaria de ressaltar alguns tópicos que pode auxiliar a você, papai antenado, a disciplinar e educar seu filho com mais competência.

Em termos gerais, isto é o que dizem os especialistas sobre como ser um bom pai:

Estabelecer limites

• Assuma o controle. Mostre seu amor estabelecendo limites claros e realistas para que seus filhos possam explorar e descobrir suas paixões com segurança.

• Não corte as asas do seu filho. A missão da vida do seu filho é ganhar independência. Então, quando eles forem capazes de guardar seus brinquedos, tirar o prato da mesa e se vestir, deixe-os. Dar responsabilidades a uma criança é bom para sua autoestima (e para sua sanidade!).

• Não tente consertar tudo. Dê às crianças a chance de encontrar suas próprias soluções. Quando você reconhece amorosamente as pequenas frustrações de uma criança, sem correr imediatamente para salvá-la, você lhe ensina autoconfiança e resiliência.

• Lembre-se de que disciplina não é punição. Aplicar limites significa, na verdade, ensinar às crianças como se comportar no mundo e ajudá-las a se tornarem competentes, atenciosas e no controle.

• Escolha suas batalhas. As crianças não conseguem absorver muitas regras. Evite discutir sobre pequenas coisas, como escolha de roupa ou alimento ocasionalmente. Concentre-se nas coisas que realmente importam, como não bater, falar rude ou mentir.

Passe tempo de qualidade com seus filhos

• Brinque com seus filhos. Deixe-os escolher a atividade e não se preocupe com regras. Basta seguir o fluxo e se divertir. Esse é o nome do jogo.

• Leia livros juntos todos os dias. Comece quando eles forem recém-nascidos; os bebês adoram ouvir o som da voz dos pais. Aconchegar-se com seu filho e dispor de um livreto é uma ótima experiência de vínculo que os preparará para uma vida inteira de leitura.

• Agende um horário especial diário. Deixe seu filho escolher uma atividade em que vocês passem juntos por 10 ou 15 minutos sem interrupções. Não há melhor maneira de você demonstrar seu amor.

• Incentive o tempo em família. O maior recurso para melhorar a vida dos nossos filhos é o tempo que passam com os pais. Crianças com pais engajados têm melhor desempenho na escola, resolvem problemas com mais sucesso e geralmente lidam melhor com tudo o que a vida lhes impõe.

• Crie lembranças calorosas. Seus filhos provavelmente não se lembrarão muito do que você lhes disser, mas se lembrarão dos rituais familiares – como a hora de dormir e as noites de jogos que vocês desfrutaram juntos.

Seja um bom modelo

• Seja o modelo que seus filhos merecem. As crianças aprendem observando os pais. Modelar um comportamento adequado, respeitoso e bom funciona muito melhor do que dizer-lhes o que fazer ou não fazer.

• Confesse quando você estragar tudo. Esta é a melhor maneira de mostrar ao seu filho como e quando ele deve pedir desculpas.

• Sempre fale a verdade. É como você quer que seu filho se comporte, certo?

• Respeite as diferenças parentais. Criticar ou discutir com seu parceiro causará mais danos ao seu relacionamento e à sensação de segurança de seu filho do que se você aceitar padrões diferentes dos seus.


Dra. Regiane Glashan
Apaixonada pelo mundo perinatal, infanto-juvenil e familiar.
Enfermeira, Especialista em Saúde Pública
Mestre e Doutora em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Terapeuta Familiar, Casal e Individual
Educadora Parental Positiva (PDA – USA)
Educadora Emocional Positiva (Programa Ciranda – MSC Rodrigues)
www.terapeutadebebes.com
@terapeutadebebes_familia
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!