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Como tratar a dor muscular ao caminhar?

Tempo de Leitura: 3 minutos
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Você costuma prestar atenção na sua postura ao caminhar no dia a dia? Pois é, na correria do cotidiano, nem todos mantêm cuidados com a maneira que faz as passadas.

Mas, o problema é que quando caminhamos de maneira incorreta, por períodos prolongados, pode causar dores nos músculos e nas articulações.

As dores se apresentam em decorrência da sobrecarga que é feita sobre o músculo. Ou seja, o esforço excessivo em um determinado músculo pode causar uma tensão dos mesmos e dar origem as dores musculares. “Esses incômodos podem afetar diferentes músculos do corpo e, geralmente, são provenientes de traumatismo por esforço repetitivo ou em decorrência de processos inflamatórios”, afirma o fisioterapeuta Helder Montenegro.

O profissional, que é especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRColuna e diretor do Instituto Pilates, esclarece que as dores musculares podem se apresentar de forma aguda que é quando ocorre um esforço físico exagerado e costumam se apresentar um período depois da realização de atividades intensas em má postura. “Outra maneira é a crônica que apresenta dores persistentes, especialmente, quando o músculo é pressionado”, acrescenta.

Regiões mais afetadas

Os joelhos, os pés, o quadril, a coluna lombar e, em alguns casos os músculos da panturrilha são os mais agravados pela má postura durante a caminhada. “A caminhada e a prática de exercícios vigorosos em pessoas que não têm o hábito podem trazer desconforto durante ou depois da prática da atividade”, confirma Helder.

Outras causas podem dar origem às dores musculares. Veja quais são elas:

  • Uso de certos medicamentos, incluindo inibidores para reduzir a pressão arterial;
  • Estatinas para reduzir o colesterol;
  • Desequilíbrios de eletrólitos como baixo potássio ou cálcio;
  • Infecções, incluindo, a influenza (gripe);
  • Triquinose (lombriga);
  • Lúpus;
  • Polimialgia reumática.

Como tratar?

As dores incomodam mais durante a contração muscular ativa e no alongamento passivo, podendo ter um aumento de intensidade em 24 ou 48 horas depois da caminhada ou após uma lesão esportiva. “Para evitar o acometimento desse problema, o melhor é deixar a coluna ereta durante a caminhada, mantendo o corpo, a cabeça, os ombros e a bacia bem alinhados”, orienta o fisioterapeuta.

Evite ainda colocar as pernas muito a frente do corpo, os joelhos e pés muito para dentro ou para fora e não ande balançando o tronco para um lado e para o outro – rebolar -, pois podem prejudicar as articulações e sobrecarregar os músculos. “Para aprender a andar da maneira correta, uma dica é ficar de pé parada, levantar apenas um dos pés e manter-se fixa na mesma posição. Com o tempo você conseguirá manter a posição por um tempo maior, evitando o balançar dos ombros. Evite fazer longas caminhadas com salto, porque normalmente causam um esforço maior em determinados músculos e articulações, especialmente do tornozelo e panturrilha”, esclarece Montenegro.

Outra medida importante no caso de quem

DESTAQUE: Esses incômodos podem afetar diferentes músculos do corpo e, geralmente, são provenientes de traumatismo por esforço repetitivo ou em decorrência de processos inflamatórios

Fonte: Dr. Helder Montenegro, fisioterapeuta, especialista em coluna vertebral, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna – ABRColuna, diretor do Instituto Pilates

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