A roupa que veste ao seu bebê para dormir depende, essencialmente, da temperatura do quarto que deve rondar os 18-20 graus.
A roupa do bebê deve ser 100% algodão para minimizar o risco de alergias e irritações e permitir que a pele respire.
Evite usar almofadas, cobertores, mantas ou colchas pesadas e com fibras. Podem soltar-se e ser inaladas pelo bebê durante o sono.
Dê preferência a roupa da cama e pijamas simples / sacos para dormir, sem adereços complicados que se possam descoser e que sejam práticos e fáceis de vestir (muito importante para a muda da fralda).
Cada bebê tem o seu próprio termostato interno. A sensação de calor / frio difere de pessoa para pessoa e o mesmo se passa com os bebês. Depressa aprenderá a conhecer o seu bebê e a saber o que o deixa mais confortável.
Como os bebês têm alguma tendência para se destaparem durante o sono, o mais importante é deixá-los bem aconchegados, mas com liberdade de movimento para que não se sintam incomodados ou apertados pela roupa nem sobreaquecidos.
O saco para dormir, por exemplo, é uma boa opção porque o bebê fica bem aconchegado mantendo a liberdade de movimentos. Para, além disso, evita que o bebê tape a cabeça durante o sono diminuindo o risco de sufocar com falta de ar.
A roupa que veste ao seu bebê para dormir depende, essencialmente, da temperatura do quarto que deve rondar os 18º – 20º C. De acordo com a temperatura ambiente poderá colocar ou retirar peças de roupa durante os diferentes períodos de sono.
TEMPO FRIO
- Fralda, body, pijama, um par de meias e eventualmente, umas meias calças.
- Alternativamente, pode usar um saco-cama próprio para colocar o bebê a dormir mais confortável e aconchegado. Por baixo, vista o body, umas meias calças e uma camisola fina.
- Acrescente à roupa da cama um cobertor de algodão e uma manta de algodão.
TEMPO QUENTE
- Fralda, body e um lençol/manta fino a envolver o bebê parcialmente com outro lençol fino por cima (sem tapar a cabeça do bebê).
- Se a temperatura baixar à medida que a noite avança, vista um pijama e acrescente, por cima do lençol, um cobertor leve de algodão (a roupa da cama deve ser colocada por forma a não tapar a cabeça do bebê).
Para testar se o seu bebê tem frio ou calor coloque a sua mão na parte de trás do pescoço do bebê.
CUIDADOS COM O GUARDA-ROUPA DO BEBê
- Prefira roupas 100% algodão
- Evite tecidos sintéticos e as lãs em contato direto com a pele
- Retire todas as etiquetas que estejam em contato com a pele do bebê
Conteúdo autorizado para reprodução na Revista Materlife com a fonte retida pelo publicador.
Divulgado em:Mãe-Me-Quer – www.maemequer.pt