Uma dúvida frequente dos pais é: qual o momento em que devem levar seus filhos ao dermatologista? Existe uma idade certa? Hoje vamos falar sobre a visita do seu filho ao dermatologista e as principais queixas envolvidas nessa consulta.
A pele é o maior órgão humano, revestindo todo nosso corpo, nos protegendo de organismos externos e promovendo a nossa interação com o meio ambiente. Como já deu para perceber, a integridade dessa estrutura é muito importante e merece uma atenção especial.
A dermatologia é a especialidade médica que se propõe a diagnosticar, tratar e cuidar desse órgão tão importante, assim como de seus anexos, como pelos, unhas, glândulas e cabelos. No caso das crianças essa pele tem características ainda mais especiais e merece cuidado redobrado.
Além das crianças terem a pele mais fina e sensível que a dos adultos o sistema imunológico não está totalmente formado, sendo mais frágil. Tendo isso em vista, é muito importante ter um acompanhamento direcionado e especializado para as afecções da pele nessa fase da vida, sabendo que as mesmas são diferentes das dos adultos.
Qual a idade ideal para levar seu filho no dermatologista?
Em primeiro lugar, não há uma idade certa para, tanto bebês como crianças podem começar a ter o acompanhamento com dermatologista.
Mas, é indicado que no primeiro ano de vida dos pequenos, eles passem por uma avaliação completa de pele, que inclui também cabelos e unhas. Os que possuem história familiar de rinite, asma, ou alguma dermatite devem procurar o dermatologista nos primeiros meses de vida, assim como os que possuem alguma marca de nascença que sempre necessita ser avaliada e acompanhada.
Em algumas situações as orientações na hora do banho e quanto a hidratação, podem prevenir dermatites ao longo dos primeiros anos de vida do bebê.
A avaliação das marcas de nascença pode tranquilizar os pais, ou até promover o tratamento precoce das lesões que podem ser tratadas ou dar pista para investigar doenças associadas.
Assim como os adultos, as crianças devem seguir o acompanhamento com consultas anuais. As consultas preventivas vão avaliar a pele do corpo como um todo, incluindo os anexos, que são os pelos e unhas, procurando pintas, manchas ou alguma alteração suspeita.
As orientações de produtos e cuidados variam conforme a idade, ou seja, precisam ser atualizadas de tempos em tempos. A prevenção é sempre o melhor caminho e, quando falamos da pele das crianças, isso não é diferente.
Quais os principais motivos para agendar uma consulta com dermatologista?
- Alergias;
- Manchas vermelhas;
- Coceira;
- Descamação da pele;
- Pele muito sensível ou ressecada;
- Excesso de oleosidade;
- Queimadura solar de grande extensão;
- Unhas fracas, manchadas ou com alterações de cor e formato;
- Suor excessivo;
- Suor com odor desagradável;
- Excesso de pelos;
- Descamação e coceira no couro cabeludo;
- Cistos, lipomas e outros tipos de nódulos;
- Queloides;
- Lesões e feridas com pus;
- Pintas e manchas suspeitas;
- Feridas que sangram facilmente e não cicatrizam.
Agora que você sabe a importância do dermatologista na vida da criança, lembre-se de marcar uma consulta periódica com um profissional de sua confiança.