Clique e acesse a edição digital

Cosméticos na gravidez

Tempo de Leitura: 2 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

É comum a mulher se preocupar com a aparência, e a grávida não foge dessa situação. Mas essa gestante apresenta muitas dúvidas. Vamos começar pelos cosméticos para pele, como os hidratantes e a maquiagem.

Os hidratantes podem e devem ser utilizados durante a gestação, pois aumentam a distensão da pele auxiliando na prevenção de estrias. O tipo de hidratante a ser utilizado depende do tipo de pele de cada pessoa. Alguns produtos no mercado oferecem benefícios adicionais como protetores solares, antioxidantes e vitaminas. Esses compostos não são absorvidos e por isso também podem ser utilizados.

As maquiagens como base facial, pó compacto, blush, batom, sombra, rímel e delineadores são utilizados com o propósito de embelezamento. Os principais componentes da maquiagem são inorgânicos, como por exemplo, os corantes, e estes não possuem absorção cutânea, portanto não há nenhuma contra-indicação desses cosméticos na gravidez.

É muito importante a gestante fazer uso de protetor solar durante a gestação, pois é comum o aparecimento de manchas nesse período.

Em relação aos cosméticos para cabelos, a tintura não é contra-indicada, deste que seja utilizada a partir do segundo trimestre de gestação e que não seja misturada a outras tintas, pois a mistura de duas ou mais cores podem gerar outros componentes sobre os quais não se tem controle.

Já os permanentes e os alisamentos devem ser tratados com mais rigor, pois não existem estudos suficientes que demonstre os efeitos que essas químicas podem trazer durante o período gestacional e para o recém nascido.

O único cosmético capilar que é seguro no período gestacional são o xampu e o condicionador.

Os cosméticos para unhas como os esmaltes, endurecedores, removedores de esmaltes, unhas artificiais podem ser utilizados durante a gestação, pois na literatura não foi encontrada nenhuma referência sobre toxidade dessas substâncias.

As informações contidas nesse texto foram retiradas do livro A Grávida – Suas indagações e dúvidas do obstetra.

Dra. Marília Gomes Bérgamo – Fisioterapeuta Dermato-Funcional – Crefito 3| 27598 LTF

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

SER OU NÃO SER MÃE?

*Cynthia Boscovich Ser mãe é uma arte, que requer dedicação, envolvimento, amor e sobretudo aceitação. A escolha de ser mãe implica em ter que lidar com

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!