Clique e acesse a edição digital

CUIDADO COM A GRIPE NA GESTAÇÃO

Tempo de Leitura: 4 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

De acordo com a otorrinolaringologista da Clínica de Especialidades Integradas Angela Shimuta (CRM-94463-SP), o sistema imunológico da gestante fica vulnerável a diversas infecções incluindo gripes e resfriados.
“A grávida deve procurar ajuda médica assim que notar os sintomas da gripe para evitar que o quadro se agrave. A gripe não tratada pode desenvolver na gestante infecções secundárias como: a pneumonia, sinusite, faringite ou amidalite, colocando em risco a sua saúde e do bebê”, explica a otorrinolaringologista.
A melhor maneira de prevenir uma gripe durante a gravidez e tomar a vacina da gripe. Ela e segura para a mãe e para o bebe
Atchim! Estou com gripe e agora?
Os sintomas da gripe geram alguns desconfortos para as mamães como baixa resistência, cansaço físico, dores musculares e mal estar. Para aliviar esses sintomas a melhor indicação é o consumo de produtos naturais.
“Manter uma alimentação saudável que inclua verduras, legumes, frutas que são ricos em vitamina C, ajudam a fortalecer o sistema imunológico, diminuindo as chances da gestante ficar gripada”, destaca a médica Angela Shimuta.
A recomendação é beber bastante água, faça um chá de mel com limão para amenizar a dor de garganta e sucos de laranja para combater a desidratação. Não deixe de consumir alimentos nutritivos como frutas, torradas de pão integral ou leite. Caso, o seu nariz estiver muito entupido, faça uma inalação apenas com soro fisiológico para melhorar a sua respiração.
Evite o excesso de doces, frituras e opte por alimentos saudáveis que podem cooperar para o desenvolvimento do seu bebê.
Algumas mães ficam preocupadas com a gripe e se ela pode ou não afetar o seu bebê.
“A mãe deve ficar tranquila, pois os sintomas da gripe não afeta o bebê. O útero protege a criança dessa infecção. Porém, a gestante deve ficar atenta para não tomar nenhum medicamento sem orientação médica. Dependendo do remédio, ele pode interferir no processo da gravidez”, alerta a otorrinolaringologista, Angela Shimuta.
É importante a mamãe repousar bastante e voltar somente á rotina quando estiver totalmente recuperada dos sintomas da gripe.
Posso tomar algum medicamento?
As gestantes estão proibidas de tomar qualquer remédio para combater a gripe sem orientação médica. Sabe por quê? Os antigripais ou os descongestionantes nasais contêm substâncias prejudiciais à saúde da mãe o do bebê.
“Em alguns remédios são encontrados vasoconstritores como também a epinefrina, eles podem desencadear o aumento de pressão e provocar hipertensão, taquicardia, entre outros problemas”, orienta a médica Angela Shimuta.
Se os sintomas da gripe e a febre alta permanecer, a gestante pode tomar o paracetamol, é o único indicado para as mamães. Os outros analgésicos compostos de ácido acetilsalicílico e anti-inflamatórios interferem diretamente na gravidez e podem retardar ou alterar o trabalho de parto.
Hábitos saudáveis contra gripe
Adicionar alguns hábitos no combate à gripe pode ajudar a aliviar a febre alta, o nariz entupido e a indisposição, sem precisar apelar para os medicamentos que são prejudiciais a saúde do bebê. Confira algumas dicas da médica Angela Shimuta para fortalecer o seu sistema imunológico e evitar que a gripe apareça por mais de uma vez:
Dieta balanceada
Consuma alimentos ricos em vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas e gordura. Opte pela laranja que é riquíssima em vitamina C, ela é uma forte aliada para combater esse tipo de infecção.
Beba bastante líquido
Não fique desidratada. Beba bastante água ou chás. Mas, consuma somente chás de ervas e evite os de cafeína.
Descanse bem
Aproveite para repousar, leia um livro ou assista tv. O importante é você evitar esforços físicos e ficar descansada.
Cuidando da febre alta
Caso, a sua febre esteja muito alta a melhor recomendação é tomar um banho com água morna para diminuir a temperatura.
Nariz entupido
Caso você não tiver nebulizadores para fazer a inalação com soro fisiológico, ferva a água e coloque a água quente numa bacia com folhas de menta, e logo em seguida, inspire o vapor. Garganta inflamada Tome um bom chá de mel com limão e faça gargarejos com água e sal para aliviar a garganta inflamada.
Quando procurar ajuda médica?
Não hesite em procurar o seu médico nas primeiras 24 horas quando você acordar com dores no corpo, no peito ou na cabeça e febre alta, vômitos, tremores, tosse com secreção mais espessa e escura. Esteja atenta para os sintomas para evitar que a gripe se torne uma infecção secundária.

Fonte- Dra. Angela Shimuta (CRM: 94463 – SP) Otorrinolaringologista da Clínica de Especialidades Integrada
site- www.especialidadesintegrada.com.br/

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

ESTÁGIOS DO TRABALHO DE PARTO

PRIMEIRO ESTÁGIO (período de dilatação do colo uterino) Este estágio compreende a dilatação e o esvaecimento do colo do útero. Dilatação corresponde à abertura do

Leia Mais »

Vamos sair? E o bebê?

Há que estabelecer estratégias pois um filho não deverá ser impedimento para os pais fazerem aquilo de que gostam. Após o nascimento do bebê, os

Leia Mais »

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!