Clique e acesse a edição digital

DESCUBRA COMO ALIMENTAR O SEU BEBÊ APÓS O DESMAME

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Outra questão importante refere-se ao uso do copinho. Para Anna, antes dos dez meses, a melhor opção é alimentá-lo com a mamadeira. “Passado este período vale substitui-la pelo copinho, evitando a cárie de mamadeira e até a obesidade”, diz. Por isso, a transição para o copinho deve ocorrer antes de o bebê completar um ano.
Durante a fase do desmame, o bebê pode ficar mais manhoso, acordar de madrugada e querer mais o colo da mãe. “Há bebês que até se negam a comer a papinha”, alerta a médica. Mas tudo isso faz parte deste processo de separação, afinal o desmame é o primeiro desligamento entre mãe e filho. Por isso, a questão emocional também precisa ser avaliada e respeitada. Vale destacar que o leite materno contém enzimas mais fáceis de digerir. “Ao se introduzir as papinhas, o sistema digestivo precisa trabalhar de forma diferenciada e isso pode causar cólicas”, acrescenta a especialista. E é fundamental ter paciência até que o bebê se habitue à nova fase.
Como alimentar o bebê na fase do desmame
A seguir, a médica Anna Bordini ensina como alimentar o bebê na fase do desmame, de forma que ele fique saudável e supere a fase de desligamento com a mãe sem tantos traumas. Confira!
• Inicie o desmame com sucos, que podem ser dados de manhã, entre as mamadas.
• Depois de dez dias, já é possível começar a alimentá-lo com as papinhas de frutas. Ela pode ser oferecida no intervalo entre as mamadas, como um lanchinho.
• Após um mês tomando suco e comendo frutas amassadas ou raspadas, já é possível apresentar ao bebê a papinha salgada, que pode substituir uma das mamadas, de preferência, a do almoço.
• Quando o início do desmame estiver completando dois meses, dá para introduzir a segunda refeição salgada.
• Neste período, a papinha de fruta continua como opção de lanche da manhã ou da tarde.
• Por fim, apresente os alimentos de forma gradual, sendo um item diferente a cada três dias. O volume da porção depende da aceitação do bebê, mas em geral, quatro colheres de sopa por refeição costumam ser suficientes.
Fonte- Dra. Anna Carolina Bordini – CRM-SP 111.280. Médica com prática ortomolecular, formada em medicina pela Universidade de Ribeirão Preto. Residência médica em Ginecologia e Obstetrícia. Especialização em Cirurgia Oncológica Pélvica no Hospital Pérola Byington. Pós-graduação em Medicina Ortomolecular pela FAPES. Possui consultório médico em Moema- www.clinicabertolini.com.br

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!