Clique e acesse a edição digital

Dicas para cuidar da saúde bucal das crianças nas férias

Tempo de Leitura: 5 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Multicolored bright fruit popsicle with strawberry, cherry, lemon, orange, lemon and mint aroma and fresh fruit on a dark blue background.

As férias escolares são aguardadas com ansiedade pela maioria das crianças. É um momento de descontração e diversão, marcado principalmente pela mudança de rotina da família. Os horários tornam-se mais flexíveis, com crianças dormindo e acordando mais tarde, mudanças na alimentação com a presença de açúcar mais frequentemente, e até mesmo a diminuição da higiene bucal após as refeições.

Sabemos que, nas férias, associamos viagens, passeios, atividades em parques e shoppings com mais frequência, então o consumo de doces e guloseimas como pirulitos, balas, biscoitos, sorvetes e refrigerantes aumenta consideravelmente. Diminuir a ingestão de açúcar nessa fase pode ser bem desafiador, então a sugestão seria buscar alternativas como frutas, iogurtes naturais e snacks nutritivos e usar a criatividade, inventando picolés de fruta ou gelatinas batidas com frutas em cubinhos, que podem saciar a vontade de consumir doces. Se for inevitável o consumo de alimentos açucarados, como balas e pirulitos, oriente que os dentes sejam escovados logo em seguida. Vamos lembrar que a higiene bucal noturna, antes de dormir, deve ser sempre inegociável, e cabe aos responsáveis o trabalho de ajudar nesse processo, principalmente se a criança tiver menos de 6 anos. Os pais devem ajudar ou realizar a escovação nos pequenos.

Infelizmente, o consumo de açúcar na nossa sociedade ainda é muito normalizado, mesmo com tanta informação sobre os malefícios desses hábitos, principalmente nos primeiros anos de vida da criança. Muitos responsáveis desconhecem os alimentos que contêm açúcares escondidos nos carboidratos.

Para ajudar as crianças a manterem o sorriso saudável de forma leve e divertida, e inserir novos hábitos ou alterar alguns que não estão sendo eficientes, desenvolvemos algumas dicas para se colocar em prática nessa fase.

Ao término do período escolar, assim como organizamos os materiais e uniformes, é hora de se desfazer das escovas dentais antigas, lavar e higienizar os porta-escovas ou nécessaires usados para transportar a escova e o tubo de creme dental para a escola. Troque as escovas com frequência. O ideal é substituí-las a cada 3 meses ou antes, caso as cerdas estejam desgastadas ou após episódios de doenças, como resfriados. Ao adquirir escova nova, sempre procure por aquelas que tenham a descrição de serem macias e com a cabeça anatômica, preferencialmente pequena e condizente com a idade. Use creme dental com flúor e reforce o uso controlado da quantidade de pasta, limitando a quantidade máxima de referência à proporção de 1 grão de ervilha. Aproveite esta época para ensinar os pequenos a usarem o fio dental, caso ainda não seja um hábito.

Que tal usufruir desse período para criar brincadeiras educativas durante a escovação e torná-la mais divertida?

Use músicas, aplicativos ou cronômetro do celular para marcar o tempo de 2 minutos para a criança entender que o processo de se fazer uma boa higiene, e que a escovação deve ser dividida entre escovar o arco superior e o inferior, direita e esquerda, por 30 segundos de cada lado. Imprima uma imagem de dentinhos (que pode ser facilmente encontrada na internet) e passe plástico adesivo transparente por cima. Com canetinha hidrocor, pinte os dentes. Cole um pedacinho de esponja em um palito de picolé e use como escovinha de dentes. Transforme a escovação em um jogo, como “caça aos germes”, onde a criança deve “limpar” cada canto da boca. Dessa maneira, ela pode treinar a coordenação motora, realizando os movimentos de vai e vem, circular e de varredura, que devem ser feitos na boca.

Higienize as escovas dentais e porta-escovas. Estudos mostram que o uso de vinagre branco puro, hipoclorito de sódio diluído e alguns tipos de enxaguatórios com álcool apresentam bons resultados na desinfecção de escovas dentais quando colocadas imersas em recipientes por algumas horas. Esses processos de higienização das escovas podem ser realizados semanalmente. Devemos ensinar as crianças a lavar bem a escova de dentes após cada uso, secá-la e armazená-la no banheiro, em um local limpo e seco, preferencialmente dentro de um armário e sem cobrir as cerdas, para evitar a proliferação de bactérias e fungos.

As férias também são uma ótima oportunidade para marcar consultas e exames odontológicos. Planeje um check-up, mesmo que não haja sinais aparentes de problemas, para garantir que a saúde bucal esteja em dia. Se indicado pelo profissional, agende exames como radiografias, que podem detectar cáries ocultas ou outros problemas de desenvolvimento das arcadas e dentes.

Atenção à hidratação e ao consumo de água das crianças nesse período, que costuma ser de bastante calor no nosso país. Ofereça água às crianças ao longo do dia. Além de ajudar na hidratação, a água contribui para a limpeza natural da boca e estimula a produção de saliva, essencial para prevenir cáries.

Seguindo essas dicas e transformando os cuidados bucais em uma atividade divertida, as crianças poderão aproveitar as férias sem abrir mão da saúde e do bem-estar.

Dra. Gisele Costa Pinto
É dentista Ortodontista e Odontopediatra com foco no acompanhamento do desenvolvimento Craniofacial desde a Gestação
dragiselecp@gmail.com
@giselecostapinto

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Como Escolher Um Pediatra

Escolher o pediatra certo para o seu bebê é uma decisão muito importante. Afinal, você irá visitar o consultório médico pelo menos 12 vezes no

Leia Mais »

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!