Clique e acesse a edição digital

Dislexia, um desafio para alunos, pais e professores

Tempo de Leitura: 5 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
dislexia um desafio para alunos pais e professores

A dislexia é um distúrbio genético que dificulta o aprendizado e a realização da leitura e da escrita. A criança apresenta dificuldade para encadear as letras e formar as palavras, e não relaciona direito os sons às sílabas formadas e começa a trocar a ordem de certas letras ao ler e escrever.
Dislexia não tem nada a ver com Q.I. (quociente de inteligência) baixo. Disléxicos se atrapalham com as palavras, mas costumam ir bem nos cálculos, por exemplo. O comportamento varia também. Há disléxicos desorganizados e outros metódicos; existem aqueles falantes e outros muito tímidos.
A maioria das crianças com dislexia pode ter sucesso na escola com o uso de recursos acessíveis e apoio psicopedagógico.

Educação
Aspectos Cognitivos – Leitura e Escrita


A leitura é uma prática agradável, que deve ser estimulada em diversos espaços e tempo. Por meio dela, as pessoas têm acesso a diferentes informações, por isso, o estímulo para essa habilidade deve ser constante. A oralidade, a escrita e a leitura são os eixos norteadores da alfabetização, funções que permitem explorar o mundo e conhecer o significado das palavras diante do seu contexto de vida.
Neste sentido, esse eixo de aprendizagem vai auxiliar o aluno a apropriar-se da linguagem escrita, reconhecendo-a como forma de interação nos diferentes campos de atuação da vida social, utilizando-a para ampliar suas possibilidades de participar da cultura letrada, de construir conhecimentos (inclusive escolares) e de se envolver com maior autonomia e protagonismo na vida social.
As propostas para desenvolver essa habilidade devem considerar:
– Gestão de Tempo: Refere-se ao tempo de compreensão e resposta entre a instrução, a execução da atividade e organização da rotina visual, com antecipação das tarefas do dia;
– Gestão de Espaço: Refere-se à organização do espaço, estratégia e recurso/material para execução da proposta;
– Gestão Pessoal: Refere-se à comunicação clara e objetiva, verificar se a proposta será no formato individual, dupla ou em grupo, conhecer as habilidades, competências e preferências do estudante, motivação e oportunidades para todos.
Algumas dicas para incentivar a Leitura:
Roda de Leitura: Nesta atividade o aluno interage com as palavras, os elementos e a imagens, e o professor pode oportunizar diferentes gêneros textuais. Para esta proposta, é importante escolher livros dentro do interesse do grupo e algumas estratégias como:

– Imagens ilustrativas das ações;
– Fichas com os desenhos dos elementos principais do texto;
– Material concreto (referente aos elementos da história) para exploração dos alunos durante a contação.
Roda de conversa: Nesta atividade os estudantes podem compartilhar suas histórias e experiências pessoais. Para esta proposta, o professor pode usar algumas estratégias e recursos para ampliar a possibilidade de participação e compreensão:
– Plaquinhas com imagens de situações possíveis de passeios, com exemplo, parques, cinema, shopping, restaurantes, praias, etc.;
– Imagens de meio de transporte utilizado durante o percurso, como por exemplo, avião, carro, ônibus, trem e navio;
– Imagens de pessoas para representar quais foram os pares na atividade, como por exemplo, mulher, homem, crianças e idosos.
Jogos coletivos de identificação de palavra e interpretação: Nesta atividade os estudantes, além da leitura, serão estimulados a pensar também sobre o pensamento abstrato e significado concreto. Para esta proposta, o aluno deve minimamente conhecer o alfabeto. O professor pode usar algumas estratégias eficientes para todos:
– Fichas ou plaquinhas com cartolina com palavras fáceis de representar visualmente, como por exemplo, flor, casa, cachorro, bola;
– Fichas ou plaquinhas com os desenhos para associação da palavra;
Com os recursos prontos o estudante deverá combinar a palavra com a imagem correspondente. É importante ressaltar que as fichas disponíveis devem seguir conforme as competências prévias e habilidade do aluno.
Leitura com caça-palavras: Esta atividade é muito interessante e divertida para os primeiros anos ou primeiras aulas, para incentivar e estimular a percepção visual, a oralidade, a escrita, a leitura e a pesquisa e assimilação. Para esta proposta, você pode usar algumas estratégias e recursos para ampliar a possibilidade de participação de todos:
– No quadro branco ou lousa escreva 10 palavras para serem localizadas no caça-palavras;
– Caça-palavras com nome dos estudantes da sala para serem preenchidos;

Imitação de ações ou palavras diversas: Esta atividade, além da habilidade de leitura, sugere estimular o conceito e significado da palavra. Para esta proposta podemos pensar em dispor alguns recursos para favorecer a compreensão de todos os envolvidos:
– Fichas com desenhos seguidos de descrição para o aluno representar com o corpo ou desenho;
– Um mediador que falará no ouvido do aluno uma ação ou representação conforme o conteúdo sugerido para trabalhar;
– Flip Sharp ou Lousa para desenhos conforme a ficha retirada;
– Montar duas ou três equipes e pontuar os pontos.
As atividades de leitura podem ser apresentadas conforme as preferências e compreensão dos alunos envolvendo cada vez mais os estudantes nas práticas de ler livros. O incentivo dos pais e da escola é fundamental para o hábito e para formação de bons leitores.
Como incentivo deixamos como sugestão o desafio “Decifrando os Mistérios” uma proposta divertida para realizar com as crianças. Use a criatividade e imaginação para propor momentos que encoraje a resposta criativa e divertida.
Referências Bibliográficas
BNCC Base Nacional Comum Curricular site: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/;

​Ficha Técnica
Roseli Olher – Supervisora
Yara Leandro dos Santos – Orientadora Pedagógica
Adriana Rafaela de Souza – Pedagoga
Ana Cristina Caldas Vieira – Pedagoga
Darissa Voigt – Pedagoga
Jaqueline Oliveira – Pedagoga
Juliano Ferreira – Pedagogo
Patrícia Silva Lopes – Pedagoga
Rochelle Miranda de Paula – Pedagoga

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Skincare infantil, pode?

Se você tem alguma rede social já se deparou com inúmeros vídeos de pessoas testando produtos cosméticos, falando sobre skincare ou mesmo o fazendo. E

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!