Clique e acesse a edição digital

Erros que podem levar o bebê à obesidade antes dos primeiros 12 meses de vida

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
bebe obeso

A obesidade é um dos grandes problemas de saúde que precisam ser combatidos nos dias de hoje. E o problema está crescendo cada vez mais entre aqueles que nem entendem bem o que é obesidade e como isso poderá afetar negativamente a vida deles quando forem mais velhos.  Afinal de contas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, existem hoje no mundo cerca de 42 milhões de crianças obesas.

Os médicos são praticamente unanimes ao afirmar que existem pelo menos dois fatores fundamentais para que uma criança fique obesa. O primeiro deles está ligado à genética da pessoa e em relação a isso não existem muitas coisas que podem ser feitas. Mas o segundo, e tão importante quanto o primeiro, estão relacionados aos hábitos alimentares errados que as pessoas estão mantendo não apenas entre os adultos, mas também passando para os pequenos.


Como os pais são os responsáveis diretos pela vida e pelos cuidados com os seus filhos, principalmente quando eles ainda são bebê e não podem fazer as suas escolhas, confira alguns dos erros que podem ser cometidos pelos adultos nos primeiro meses de vida de uma criança e que pode fazer com que elas se tornem obesas logo no primeiro ano.

Leite materno

Estudos já comprovaram que as crianças que conseguem ficar mais tempo se alimentando apenas com leite materno estão menos propensos a se tornarem crianças e adolescentes obesos no futuro. O leite materno deve ser dado para a criança como único alimento até os seis meses de idade, sendo que qualquer alteração antes disso deve ser feita apenas depois que os médicos detectarem que a criança está tendo algum problema com o leite materno.

Além disso, muitos pais simplesmente não seguem as recomendações do pediatra em relação aos substitutos do leite, achando que sempre que a criança chorar deve ser dado a fórmula. Mas isso é errado e já vai acostumando o organismo da criança a sempre pedir mais alimento.

O certo sempre é manter a rotina de horários e também de doses que são recomendadas pelos médicos.

Rotina

Falando na rotina, ela também acaba tendo um papel fundamental na vida dos pequenos, especialmente quando eles ainda estão se acostumando com o ato de alimentar de tempos em tempos. Portanto, respeite sempre os horários dos pequenos de alimentação, não esqueça sempre também de calcular o ritmo da criança, já que elas comem mais devagar, principalmente no início. Além disso, não esqueça sempre que desde cedo a criança já começa a observar e imitar o que as outras pessoas da família fazem, por isso a rotina deve ser aplicada na casa toda.

Vício do paladar

Oferecer alimentos com muito açúcar para os pequenos nos primeiros meses de vida podem fazer com que o paladar e o organismo peça cada vez mais açúcar nas suas refeições. Por isso, alimente os pequenos até o primeiro ano de vida com a maior quantidade de frutas e alimentos naturais possíveis, assim o paladar deles vai ficar mais acostumado com isso e as dificuldades de se comer frutas e verduras quando ele for mais velho será menor.


Conteúdo autorizado para reprodução na Revista Materlife com a fonte retida pelo publicador.
Divulgado em: Clickgrátis Dicas Para os Pais

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

A música e os bebês

É verdade que a música tem influência no desenvolvimento do feto? Existem estudos que indicam que o feto pode ouvir e reagir ao som e

Leia Mais »

Pai: assumindo o papel

Paternidade. Uma letrinha que pode fazer tanta diferença. Mas será que faz mesmo? Muitas vezes, no consultório, os pacientes se espantam quando eu digo: –

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!