Clique e acesse a edição digital

O ESTILO DE VIDA DO HOMEM E DA MULHER PODE INTERFERIR NA POSSIBILIDADE DE ENGRAVIDAR

Tempo de Leitura: 5 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

De acordo com o ginecologista Dr. Joji Ueno (CRM-48.486), doutor em medicina pela Faculdade Medicina da USP e responsável pelo setor de Histeroscopia Ambulatorial do Hospital Sírio Libanês e Diretor na Clínica Gera. Para descobrir a causa da infertilidade, o casal é submetido a uma série de exames e entrevistas.

“Após um ano sem conseguir engravidar, o casal deve procurar assistência médica para uma avaliação adequada. Durante esse período, analisamos o estilo de vida do casal, hábitos alimentares, o nível de estresse, ansiedade e como o homem e a mulher estão lidando com a dificuldade de concepção”, explica o médico.
As principais causas da infertilidade na mulher são problemas na ovulação, alterações tubárias, no útero ou endometriose. A formação dos espermatozoides e a dificuldade na ejaculação são responsáveis pela infertilidade masculina.
O ginecologista Dr. Joji Ueno alerta para outros fatores relacionados ao estilo de vida.
“O tabaco pode interferir na menstruação da mulher e causar anomalias. O elevado consumo de álcool pode afetar a produção de esperma. A combinação desses fatores de risco pode reduzir ainda mais a infertilidade. A solução para esse problema é deixar de fumar e evitar consumir quantidades exageradas de bebidas alcoólicas. A mudança desses hábitos pode ajudar aumentar as chances de gravidez”, destaca o médico.
Fatores que influenciam na gravidez
A idade da mulher pode interferir diretamente na fertilidade. Normalmente, as mulheres são mais férteis entre os 19 e 26 anos. Nesse período, as mulheres têm mais chances de engravidar, principalmente no dia fértil. A partir dos 27 e 34 anos, a fertilidade feminina é reduzida para 40%. Entre os 35 e 40 anos a chance é de apenas 30%. Já a idade do homem não tem muita influência na fertilidade.
“As mulheres são mais férteis por volta dos 28 anos, quando a mulher apresenta 25% de chances de engravidar por mês. Depois disso, as chances vão diminuindo a cada ano, os óvulos vão perdendo o seu conteúdo genético, o que pode provocar alguma falha durante uma gestação tardia e resultar em uma má-formação do bebê”, esclarece o ginecologista, Dr. Joji Ueno.
Exercícios Físicos
Outro fator que pode beneficiar a gestação é a pratica de exercícios físicos, porém, o seu excesso pode interferir na capacidade reprodutiva.
“Mulheres que praticam qualquer atividade física durante 7 horas semanais apresentam uma taxa maior de infertilidade. Nos homens, a prática de atividades físicas não parece ter influência, exceto quando feito com bicicleta. Homens que ficam mais de 5 horas por semana sentados na bicicleta costumam apresentar uma qualidade pior do sêmen”, alerta o médico Dr. Joji Ueno.
Alimentação
Uma dieta equilibrada é fundamental para a saúde e também para a reprodução humana. É importante manter no cardápio com todos os tipos de alimentos, inclusive os nutrientes com função antioxidante, que são essenciais para combater os radicais livres e preservar a fertilidade. O ideal é consumir no dia a dia, frutas vermelhas como morango, uva, tomate e vegetais.
Fatores Psicológicos
“Apesar de não interferir no tratamento de fertilidade, outro fator que influencia a infertilidade é o estresse. Ele bloqueia a comunicação hormonal e interfere no processo de ovulação das mulheres. Nos homens, causam problemas de impotência, dificuldades de ejaculação e alterações na qualidade dos espermatozoides”, ressalta o ginecologista, Dr. Joji Ueno.
Obesidade e Magreza
A magreza em excesso e a obesidade são fatores que contribuem para a diminuição da fertilidade. Mulheres com IMC (Índice de Massa Corpórea) maior que 27 kg/m2 apresentam ciclos sem ovulação com mais frequência. A qualidade do sêmen masculino também se encontra alterada em homens com excesso de peso.
Tabagismo
O tabagismo na mulher interfere na implantação do óvulo concebido. No homem, o cigarro está associado á redução na qualidade do sêmen, incluindo alterações nos níveis hormonais e na função espermática. A interrupção do cigarro pode melhorar a qualidade do sêmen.
Álcool
O consumo exagerado de álcool na mulher pode provocar uma alteração no funcionamento normal do sistema regulador cerebral, que é responsável pela produção dos hormônios femininos. No homem, o álcool gera uma interferência direta na concepção e implantação.
Aumente as chances de engravidar
O ginecologista Dr. Joji Ueno elaborou algumas dicas para você conseguir reduzir as taxas de infertilidade e engravidar:
Aproveite o período fértil
O ideal é que o casal mantenha relações em dias alternados durante o período fértil. Para calcular o período fértil, determina-se o primeiro dia do ciclo como o primeiro dia da menstruação. Em um ciclo de 28 dias, a ovulação tende a ocorrer ao redor do 14º dia do ciclo. Alterar os dias pode melhorar a qualidade do sêmen e ajudar na fecundação.
Pare de tomar pílula
Se você toma pílula ou usa de outros métodos contraceptivos, faça uma pausa e procure ter relações no período fértil, após a interrupção desses métodos. É importante o casal manter as relações sexuais para aumentar as chances de concepção.
Estilo de vida
Corte o cigarro e o álcool e proteja-se das toxinas. Faça exercícios físicos ou uma caminhada três vezes por semana. Invista em hábitos saudáveis.
Faça uma boa alimentação
Quando acontecer a gravidez o seu bebê irá precisar de todos os nutrientes para crescer com saúde. É importante a mudança de hábito alimentar nesta fase, opte por vitaminas, minerais, proteínas, ômega 3 e vitamina D.
Mantenha a consulta em dia
Não deixe de consultar o seu ginecologista, problemas de rotina e fatores psicológicos podem estar atrapalhando a concepção. Fique atenta a qualquer sinal e não hesite em procurar o seu médico.

Fonte- Ginecologista Dr. Joji Ueno (CRM 48.486) doutor em medicina pela Faculdade Medicina da USP e responsável pelo setor de Histeroscopia Ambulatorial do Hospital Sírio Libanês e Diretor na Clínica Gera.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Gêmeos não são iguais!

Saiba como educar irmãos gêmeos Fraternos ou idênticos, esses irmãos podem ser parecidos fisicamente, mas não são necessariamente, indivíduos com temperamento, comportamento e desejos iguais.

Leia Mais »

Hidroterapia em gestantes

A gestante sofre grandes mudanças em seu corpo desde o primeiro mês de gravidez. Essas mudanças promovem muitos desconfortos que podem ser amenizados pela hidroterapia.

Leia Mais »

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!