Mais um fator de preocupação na estética feminina, as estrias aparecem quando ocorre a ruptura das fibras de colágeno e elastina, presentes na parte mais profunda da pele (derme). O aparecimento ocorre devido a diversos fatores, como pré-disposição genética, fatores hormonais ou devido a distensão brusca na parte da pele afetada, como ocorre por exemplo durante a gravidez, pela obesidade, ou ainda na adolescência, quando há o rápido crescimento e a acentuação das formas do corpo nesta fase da vida.
Maneiras de prevenir o surgimento de estrias:
Ajuda muito fazer hidratação de forma rotineira, todos os dias, com uso de cremes hidratantes que contenham emolientes e umectantes de qualidade .
Hábitos alimentares adequados também são essenciais para prevenir o surgimento de estrias, o qual, deve ter na composição, entre outros componentes, colágeno e vitamina C. O colágeno deve ser ingerido até três vezes ao dia, de forma habitual e continuada, é encontrado em praticamente todos os alimentos que contenham proteínas, como grãos, carnes, ovos, leite e seus derivados, fontes de ômega-3 (linhaça, e alguns peixes), nozes, castanhas, folhas escuras, lentilha, levedo de cerveja, gelatina hidrolisada e outros.
Mas, como o organismo não é capaz de absorver todos os nutrientes dessas substâncias, , é portanto, interessante ingerir alguns alimentos hidrolisados (como gelatina hidrolisada), e que liberam o aminoácido hidroxiprolina, o qual produz colágeno dentro do organismo.
A vitamina C e outras vitmaminas, são de grande auxilio na síntese de fibras de colágeno, por isso, sua ingestão também é indispensável para a prevenção das estrias. A vitamina C, nome popular do ácido ascórbico, é encontrada em vários tipos de alimentos, principalmente em alimentos cítricos, como laranja, limão e outros, também é encontrada em morangos, mamão, kiwi, manga, pimentão, brócolis, couve, ervilhas, batatas e outros.
Se você tentou todos os métodos naturais, como alimentação e cremes, mas ainda sofre por causa das estrias, o caminho deverá ser o tratamento clínico. Há diversas técnicas para minimizar as estrias. Alguns profissionais indicam tratamentos baseados na terapia ortomolecular, cujo resultado na eliminação de estrias pode ser bastante interessante. .
O tratamento convencional também é efetuado de várias maneiras em clínicas de estética, através dos mais vários métodos, com aplicação de ácido retinóico no local, para estimular o aparecimento de células novas; aplicação de luz pulsada; aplicação de decapagem contendo ácido retinóico; laser e outros.
Somente a avaliação correta pelo profissional, que leva em consideração diversos fatores além do tipo e idade das estrias, é que pode sugerir qual o melhor método para tratamento clínico.