Clique e acesse a edição digital

Fisioterapia Aquática

Tempo de Leitura: 2 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
fisioterapia aquatica

Fisioterapia Aquática é uma atividade terapêutica que utiliza os recursos de uma piscina preparada especificamente para isso com medidas, profundidade, temperatura, ambiente externo e o mais importante, com um profissional especializado na atividade, um fisioterapeuta.
A terapia proporciona muitos benefícios, pois a água traz sustentação e resistência para atividades que seriam difíceis de serem realizadas fora da piscina – pacientes com incapacidade de realizar exercícios com sustentação de peso podem começar a reabilitação mais cedo na piscina devido à diminuição das forças compressivas sobre as articulações sustentadoras de peso. Sendo este, às vezes, o único meio em que permite os movimentos.
BENEFÍCIOS
As vantagens e as indicações no tratamento são inúmeras. O paciente experimenta todos os efeitos que a água pode oferecer. A atividade estimula a autoconfiança, auxilia no controle motor e aumento do tônus muscular e melhora a circulação sanguínea. Além disso, podemos destacar:
• Flutuação – atua no suporte às articulações enfraquecidas e é capaz de proporcionar assistência e, progressivamente, resistência ao movimento na água.
• Pressão hidrostática – ajuda na estabilização das articulações enfraquecidas; ajuda a diminuir o edema e melhorar a circulação; o aumento da circulação periférica, que melhora a condição da pele que foi afetada por uma imobilização e acelera a cura ao implementar a nutrição na área lesada.

• Circulação – aumenta com a adição de calor, como em temperaturas mais elevadas da água 32º a 35°C, ajudam a diminuir o espasmo muscular, estimulando o relaxamento dos tecidos moles e, em alguns casos, reduzindo a dor
• Redução do espasmo muscular e da dor – auxilia no movimento que pode ser iniciado mais cedo após a lesão.
A movimentação precoce restaura a função muscular através da circulação (melhor nutrição das estruturas lesadas) e da amplitude de movimento articular.

Autores
Equipe do Serviço de Estimulação e Habilitação do Instituto Jô Clemente.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Varizes na gravidez

Veias dilatadas e tortuosas, as varizes se desenvolvem sob a pele e, dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!