Clique e acesse a edição digital

Frênulo lingual e amamentação

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Anquiloglossia

As triagens neonatais são ações preventivas para identificação de possíveis alterações, para bebês assintomáticos, por meio de testes, com o objetivo de encaminhá-los para o diagnóstico e tratamento precoce visando a diminuição ou eliminação das sequelas. Considerando os testes de triagem neonatais obrigatórios atualmente, o fonoaudiólogo atua tanto na triagem auditiva para o diagnóstico precoce da surdez quanto na triagem do frênulo lingual. A anquiloglossia (língua presa) é caracterizada pelo encurtamento, aumento da espessura e inserção anteriorizada do frênulo, o que pode limitar os movimentos da língua, interferindo nas funções estomatognáticas (sucção, mastigação, deglutição, fonoarticulação e respiração).

Em 20 de junho de 2014, foi aprovada no Brasil uma lei que exige a aplicação do protocolo de avaliação de frênulo lingual em bebês em todas as maternidades públicas e privadas, visando a detecção precoce e prevenção das possíveis complicações que dificultem a amamentação, promovendo baixo ganho de peso e desmame precoce. Estudos mostram que a anquiloglossia está associada com dificuldades no início da amamentação, com o desmame precoce e mudança da forma de alimentação para a mamadeira, também relacionam com o aumento da procura pelos bancos de leite, queixas relacionadas à amamentação, como dificuldade na pega, dor nos mamilos, cansaço ao realizar sucção em seio e, consequentemente, baixa produção de leite.

A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) recomenda iniciar a amamentação nos primeiros 60 minutos de vida, assim como o aleitamento materno (AM) como forma exclusiva de alimentação até os seis meses de idade e, de maneira complementar, até os dois anos, entretanto mesmo com o avanço do AM no Brasil, observa-se que sua prática está aquém das recomendações da OMS e Ministério da Saúde (MS).O leite materno é o alimento ideal para o bebê, contendo todos os benefícios nutricionais, imunológicos, fisiológicos e afetivos. Além disso, o leite materno diminui os riscos de doenças para a puérpera e para o recém-nascido (RN), durante o seu desenvolvimento.

A movimentação correta da língua, como boa protrusão na mamada, vedamento correto na aréola mamária e amplitude da movimentação oral são fatores essenciais para uma boa amamentação. Portanto, as limitações causadas pela anquiloglossia podem prejudicar as funções de sucção e deglutição, interferindo no posicionamento correto na mama e ocasionando dores e fissuras mamilares. Autores citam que a oferta insuficiente de leite materno, no primeiro mês de vida dos bebês, a diminuição da quantidade de mamadas noturnas, a falta de orientação durante as consultas de pré-natal e traumas mamilares estão entre as maiores causas de desmame.

No contexto da amamentação, a Fonoaudiologia está inserida desde o período pré-natal e pós-parto, compondo a equipe multidisciplinar, que visa contribuir no suporte às mães, especialmente durante o estabelecimento da amamentação exclusiva. O fonoaudiólogo ainda promove a identificação, realizando a intervenção em tempo oportuno, das alterações orofaciais que possam comprometer esse estabelecimento e assegurando o ato de amamentar prazeroso. Na perspectiva da prevenção, a Fonoaudiologia possibilita a redução de: fissuras mamilares, padrão de sucção ineficiente, pega inadequada e padrão de incoordenação das funções de sucção, deglutição e respiração.

Dra. Laura Faustino Gonçalves
Doutoranda em Ciências da Reabilitação (USP). Fonoaudióloga e Mestre em Fonoaudiologia pela UFSC. Aprimoramento em Andamento em Fonoaudiologia aplicado ao Transtorno do Espectro Autista. Experiência em Motricidade Orofacial, Fala, Dificuldades Alimentares, Comunicação Alternativa e Linguagem. Cursos com ênfase em Transtorno Motor de Fala, Seletividade Alimentar e Comunicação Alternativa.

laurafaustinog@outlook.com
@lauragoncalves.fono
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Contos de fadas

Há tantos e valiosos benefícios em se contar histórias para uma criança… Ao contrário do que se acreditava, os contos de fadas fazem parte da

Leia Mais »

As vitaminas na gravidez

O que são vitaminas? São substâncias indispensáveis no metabolismo do organismo, mas que não podem ser produzidas em nosso corpo. Assim, elas são obtidas através

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!