Clique e acesse a edição digital

Gravidez saudável alimentos que aumentam a imunidade

Tempo de Leitura: 4 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Various of legumes

A alimentação é parte fundamental de uma gravidez saudável. Neste período, a necessidade energética da mulher aumenta e as mudanças hormonais provocam uma queda acentuada na imunidade. Com isso, o cuidado com a dieta deve ser redobrado para que a gestante e o bebê recebam todos os nutrientes necessários. E como a ingestão de medicamentos é restrita nessa fase, uma alimentação equilibrada previne a grávida de doenças e favorece a atuação dos anticorpos, que também serão essenciais no pós-parto, quando o bebê é protegido através da amamentação. Para entender melhor a importância dos alimentos que aumentam a imunidade durante a gestação, conversamos com a nutricionista funcional Giovana Canno.

A importância dos grupos alimentares
Segundo a nutricionista, a primeira coisa a se considerar na alimentação da grávida é esquecer qualquer dieta que vise o emagrecimento. “Todos os grupos alimentares (carboidratos, proteínas e gorduras) devem estar adequadamente equilibrados, em todas as refeições. As mulheres que estiverem com um sobrepeso, anterior à gravidez, podem ser acompanhadas por um nutricionista, que irá propor um plano alimentar adequado para que ela ganhe somente o peso necessário para uma gestação saudável”, explicou Giovana, que lembra que a gestante deve priorizar os carboidratos integrais, além das proteínas e gorduras boas.

“Esses são os chamados macronutrientes. Não podemos esquecer dos micronutrientes, como as vitaminas e os minerais. Eles são indispensáveis durante a gravidez, principalmente para a formação do tubo neural do feto”, lembrou Giovana, que enumerou a função de cada grupo alimentar nesta fase tão importante. “Os carboidratos auxiliam diretamente no ganho de peso do bebê. Já as proteínas são os alimentos construtores e tem importante função na construção de todas as células do nosso organismo. A gordura, que é uma palavra tão temida pelas pessoas, tem um papel ainda mais importante: ela ajuda na formação do sistema nervoso do bebê e na produção adequada de todos os hormônios, da mamãe e do feto, durante a gestação”.

Alimentos que aumentam a imunidade
Após entender a função de cada grupo alimentar, chegou a vez de saber quais os alimentos que aumentam a imunidade durante a gestação. Segundo a nutricionista, a grávida deve priorizar o consumo diário de alguns nutrientes específicos, que auxiliam nas defesas do organismo.
Vegetais verdes escuros: são fontes de minerais como zinco, selênio, magnésio e ácido fólico.
Leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico e ervilhas)
Carboidratos: priorize os integrais e aposte na batata yacon

Água: ingerir pelo menos 2 litros e meio de água por dia
Fibras: principalmente através do uso de cascas, bagaços e sementes de frutas.
Alimentos ricos em vitamina C: acerola, limão, laranja e kiwi

Cebola: possui uma substância chamada quercetina, que aumenta a imunidade.

 

Acompanhamento nutricional
A nutricionista lembra que a imunidade é uma construção de diversos hábitos saudáveis, que incluem uma rotina de sono adequada, a prática de atividades físicas e a alimentação. Por isso, um acompanhamento adequado com profissionais ajuda a grávida a manter as defesas do organismo em dia. Consultar um nutricionista é um diferencial. “A gestante terá um plano nutricional individualizado e será orientada sobre os hábitos e alimentos que irão ajudar no desenvolvimento adequado do feto, e também os que podem prejudicá-lo”.

Conteúdo autorizado para reprodução na Revista Materlife com a fonte retida pelo publicador.
Divulgado em: Blog Ficar Grávida – www.ficargravida.com.br

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Cuidados depois do parto

O período imediatamente a seguir, ao nascimento do seu filho, chama-se de puerpério. Será nesta altura necessário, medir a sua tensão arterial, a temperatura e

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!