Já foi comprovado inúmeras vezes que para manutenção da saúde, a higiene bucal é fundamental.
Exatamente por este motivo, os cuidados com a higiene bucal devem ser estabelecidos como uma rotina desde cedo. Assim que o bebê vai pra casa já é possível fazer a limpeza das gengivas com a Solução Higienizadora Inphloral, apresentado em frasco spray ou em lenço descartável, desenvolvida exatamente para este fim.
Sempre que o bebê regurgitar deve-se limpar gengiva, mucosa e língua do bebê evitando-se desenvolvimento de doenças fúngicas ou bacterianas na boca.
Também é aconselhável promover a higiene bucal nos futuros horários de escovação. Desta forma o bebê já vai se acostumando com os horários da futura rotina.
Normalmente por volta do 6º mês de vida, aparecem os primeiros dentes.
Quando os dentes estiverem presentes é importante iniciar a escovação dos mesmos.
Este hábito pode ser introduzido de forma lúdica e divertida! Tudo que é feito com alegria, diversão e carinho é muito mais gostoso e reforça o hábito de uma forma positiva e duradoura, evitando desgastes, brigas e gritaria entre pais e filhos por falta de cooperação da criança quando do momento da escovação.
Foi desenvolvida pesquisa comparando-se a eficácia da escovação em bebês entre 6 a 36 meses de idade, utilizando-se quatro tipos diferentes de aparatos: dedeira de silicone, compressa de gaze, escova de dentes infantil tradicional e escova elétrica.
Comparou-se cada método para remoção da placa dental em cada criança estudada. A dedeira de silicone e compressa de gaze foram insatisfatórias para esta finalidade pois a placa se espalhava pelo dente e não era removida.
As escovas foram as mais eficazes, em especial a escova elétrica, que apresentou a menor rejeição entre as crianças acompanhadas.
A escovação dos dentes presentes na boca do bebê deve ser realizada após as principais refeições e antes de dormir. É recomendado continuar a limpar sua mucosa e gengiva com gaze e Solução Higienizadora Inphloral. Se os dentes estiverem em contato entre si, é indicado a passar o fio dental entre eles pra remover placa, evitando o aparecimento de cárie ou tártaro.
Desta forma a criança vai crescendo com este hábito já fazendo parte de sua vida e consegue-se, desta forma, manter a sua saúde de uma forma saudável e divertida. Mas, fica a dica: até os seis anos de idade a criança não é capaz de realizar a escovação corretamente, por ela mesma! Os pais precisam sempre colaborar neste momento finalizando este processo. Somente aos oito anos de idade as crianças já podem executar o processo sozinhas com menor supervisão dos pais!
Fonte: Marcia Amar
Especialista e Mestre em Odontopediatria