Dra. Angelina M. F. Gonçalves
Não há dúvidas quanto à vantagem do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida. No entanto, uma série de fatores como retorno ao trabalho ou dificuldade e mesmo impossibilidade de amamentação, justificam a introdução precoce de suplementos alimentares.
De maneira geral, isto causa muito desconforto e ansiedade maternos. Não se sinta culpada. Mesmo tendo sido amamentado por pouco tempo, seu filho recebeu nutrientes, células de defesa e seu carinho.
Habitualmente, abaixo de 4 meses, a suplementação alimentar se da através de formula láctea oferecida em mamadeira, lembrando sempre o uso de bicos ortodônticos e de silicone. Não podem ser adicionados nem açúcar ou engrossantes. Muitas vezes, a administração desta fórmula em períodos do dia em que a mãe sinta que há pouco leite, como no final da tarde, já é o suficiente. Um bom parâmetro de avaliação é o acompanhamento do peso do bebe. Nesta fase, sobretudo nas regiões sul e sudeste se faz necessário ainda a administração de vitamina D, iniciada na segunda semana de vida até 2 anos de idade.
A partir de 4 meses a musculatura da boca esta desenvolvida para morder e mastigar e o sistema digestivo preparado para receber outros alimentos. Aos 6 meses a dentição começa a se desenvolver. Assim, os primeiros alimentos podem ser introduzidos aos 4 meses, quando da ocorrência de aleitamento misto ou artificial e a partir de 6 meses, quando de aleitamento materno exclusivo.
Os alimentos devem ser introduzidos de forma gradativa, inicialmente passados em peneira fina e nunca batidos em liquidificador. Posteriormente deixam-se pedaços pequenos no sentido de estimular a mastigação. Utilizam-se legumes, verdura e carne de vaca, evoluindo com introdução de grãos, gema de ovo e carne de frango. As frutas podem ser oferecidas como sobremesa. Água deve ser administrada nos intervalos, em pequenas quantidades e 1 vez por dia, suco de laranja lima. Não use açúcar pelo menos no primeiro ano de vida, muito menos mel, que pode predispor a botulismo. Lembre-se de iniciar a higiene oral após as refeições.
Junto com o desenvolvimento motor, esta é a fase das novas sensações gustativas, da descoberta do mundo a partir da boca.