Clique e acesse a edição digital

Introdução de suplementação alimentar do lactente

Tempo de Leitura: 2 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Dra. Angelina M. F. Gonçalves

Não há dúvidas quanto à vantagem do aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida. No entanto, uma série de fatores como retorno ao trabalho ou dificuldade e mesmo impossibilidade de amamentação, justificam a introdução precoce de suplementos alimentares.

De maneira geral, isto causa muito desconforto e ansiedade maternos. Não se sinta culpada. Mesmo tendo sido amamentado por pouco tempo, seu filho recebeu nutrientes, células de defesa e seu carinho.

Habitualmente, abaixo de 4 meses, a suplementação alimentar se da através de formula láctea oferecida em mamadeira, lembrando sempre o uso de bicos ortodônticos e de silicone. Não podem ser adicionados nem açúcar ou engrossantes.  Muitas vezes, a administração desta fórmula em períodos do dia em que a mãe sinta que  há pouco leite, como no final da tarde, já é o suficiente. Um bom parâmetro de avaliação é o acompanhamento do peso do bebe. Nesta fase, sobretudo nas regiões sul e sudeste se faz necessário ainda a  administração de vitamina D, iniciada na segunda semana de vida até 2 anos de idade.

A partir de 4 meses a musculatura da boca esta desenvolvida para morder e mastigar e o sistema digestivo preparado para receber outros alimentos. Aos 6 meses a dentição começa a se desenvolver. Assim, os primeiros alimentos podem ser introduzidos aos 4 meses, quando da ocorrência de aleitamento misto ou artificial e a partir de 6 meses, quando de aleitamento materno exclusivo.

Os alimentos devem ser introduzidos de forma gradativa, inicialmente passados em peneira fina e nunca batidos em liquidificador. Posteriormente deixam-se pedaços pequenos no sentido de estimular a mastigação. Utilizam-se legumes, verdura e carne de vaca, evoluindo com introdução de grãos, gema de ovo e carne de frango. As frutas podem ser oferecidas como sobremesa. Água  deve ser administrada nos intervalos, em pequenas quantidades e 1 vez por dia, suco de laranja lima. Não use açúcar pelo menos no primeiro ano de vida, muito menos mel, que pode predispor a botulismo. Lembre-se de iniciar a higiene oral após as refeições.

Junto com o desenvolvimento motor, esta é a fase das novas sensações gustativas, da descoberta do mundo a partir da boca.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Meu filho não come!

Se você sofre com isso, saiba que não está sozinha. Muitas crianças com idade entre 1 e 5 anos apresentam esse distúrbio alimentar, também denominado “picky

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!