Clique e acesse a edição digital

Memória humana fica melhor a cada geração, diz estudo

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
little-boy-doing-homework-with-his-grandmother

Um estudo sueco desenvolvido ao longo de vinte anos demonstrou que a memória humana vem melhorando a cada geração, devido a fatores como níveis mais elevados de instrução e boa nutrição.
Segundo os pesquisadores da Universidade de Estocolmo, os resultados do estudo – o maior já realizado sobre o tema – podem conduzir à elevação da atual idade de aposentadoria para homens e mulheres.
“Os resultados indicam que a idade de aposentadoria pode ser ajustada para além dos limites atuais, visto que estamos retendo melhores funções cognitivas no processo de envelhecimento”, destacou Lars-Göran Nilsson, professor de Psicologia da Universidade de Estocolmo e líder do projeto, em entrevista ao jornal sueco Svenska Dagbladet.
A pesquisa envolveu 4,2 mil pessoas entre 25 e 80 anos de idade durante um período de vinte anos, com intervalos de cinco anos entre os testes. O estudo faz parte do chamado projeto Betula, que tem como objetivo examinar o desenvolvimento da memória a fim de identificar sinais preliminares de demência.
“Descobrimos que a memória das experiências, também conhecida como memória episódica, melhora a cada geração”, disse Lars-Göran Nilsson.

A memória episódica se refere a lembranças de acontecimentos específicos – como, por exemplo, lembrar-se de uma viagem feita com a avó trinta anos atrás.
Entre outros testes, os participantes do estudo tiveram que identificar cerca de vinte rostos, tempos depois de vê-los em fotografias mostradas pelos pesquisadores.

Fatores determinantes
Os cientistas concluíram que os fatores determinantes para o desenvolvimento da memória são os níveis de educação, a nutrição e o tamanho da família.
Segundo o estudo, as pessoas com maior grau de instrução, melhor nutrição, bons hábitos de exercícios e menor quantidade de irmãos ou irmãs possuem memória episódica mais acentuada.
Além da quantidade de irmãos ou irmãs, a ordem de nascimento na família também é um fator determinante, dizem os cientistas: os primeiros filhos tendem a ter melhor memória episódica.
“A explicação é provavelmente o fato de que o primeiro filho recebe 100% da atenção, e quando a criança ganha irmãos, a energia e o tempo dos pais passam a ser divididos entre todos”, esclarece o líder do projeto.
O estudo demonstrou também que, mesmo entre as pessoas com formação biológica semelhante, aqueles que têm nível mais baixo de instrução possuem uma memória episódica mais fraca.
A influência do grau de educação sobre a memória pode ser consequência do maior desenvolvimento do pensamento abstrato, ponderam os cientistas. O fluxo de informações a que as pessoas são expostas, assim como os computadores e jogos, também exercem papel importante para estimular o cérebro e fortalecer a memória.
Os cientistas observam que já os efeitos da nutrição sobre a memória episódica são mais difíceis de medir, uma vez que fatores genéticos também são determinantes nessa área.
O objetivo dos pesquisadores suecos agora é conduzir estudos comparativos em países em desenvolvimento: “É importante pesquisar se estes três fatores determinantes (grau de instrução, nutrição e menor quantidade de irmãos) também são decisivos em um país em desenvolvimento, onde o acesso a escolas e a alimentos não é tão evidente”, disse Lars-Göran Nilsson.
Cientistas chineses já expressaram interesse na pesquisa.
Fonte: BBC.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

RECEIO DE AMAMENTAR

Muito do que vejo também está ligado aos mitos relacionados ao aleitamento materno, como por exemplo, de que constitui uma tarefa prazerosa para a mãe.

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!