Clique e acesse a edição digital

Mês da Prematuridade!

Tempo de Leitura: 4 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Father touches tender baby's feet

Dia 17 de novembro é reconhecido como o Dia Mundial da Prematuridade e eu te trago informações valiosas sobre esses pequenos grandes guerreiros!

É considerado um bebê pré-termo ou prematuro todo bebê que nasça antes de 37 semanas, no Brasil cerca de 11,5% dos partos são prematuros, segundo o IBGE no ano de 2018 nosso país ocupava o 10º lugar no ranking da prematuridade, por isso é tão importante que falemos sobre este assunto. Os bebês prematuros são classificados de acordo com a idade gestacional ao nascer e as complicações e o nível de atenção exigido depende muito disso, então vamos entender melhor!

São considerados prematuros moderados os que nascem entre 32 e 36 semanas de idade gestacional (IG), muito prematuros os nascidos entre a 28ª e a 31ª semana de IG e prematuros extremos os que nascem antes de 28 semanas de IG. Outro ponto importante que você precisa saber é que quando falamos de desenvolvimento motor de prematuros devemos sempre contar quanto a sua idade corrigida (IC), mas como eu sei isso?

Simples, a idade cronológica é a idade real que o bebê tem, contada de sua data de nascimento, já a idade corrigida é a idade ajustada ao grau de prematuridade, então corrigida para como se tivesse nascido de 40 semanas. Vamos a um exemplo prático: seu bebê tem 4 meses de vida (idade cronológica), mas nasceu de 32 semanas de idade gestacional, são 8 semanas para 40 semanas, sendo assim, devemos sempre tirar essas 8 semanas (2 meses) da idade cronológica, o que nos dá 2 meses de idade corrigida. Assim, sabemos que este bebê mesmo tendo 4 meses não conseguirá segurar sua cabeça, pois sua idade corrigida é de 2 meses. Entender isso é primordial para as famílias de prematuros manterem a saúde mental! Aliás, aqui vai minha primeira dica: quando te perguntarem a idade do seu bebê fale sempre a corrigida, assim você evita aqueles palpites do tipo “Nossa, mas já tem 7 meses e ainda não senta?”

Agora quanto ao desenvolvimento neuropsicomotor, a prematuridade constitui fator de risco para o atraso do desenvolvimento motor, por este motivo precisamos manter o olhar atento sobre estes pequenos, o que isso significa? TODO prematuro DEVE ser acompanhado de FISIOTERAPEUTA especializado! Isso não quer dizer que seu bebê prematuro vai precisar fazer Fisioterapia toda semana, mas sim que ele precisa de avaliação todo mês.

Estimulação motora precoce é o padrão ouro para tratamento de atraso do desenvolvimento motor em prematuros e a ideia de avaliarmos mensalmente esses pequenos, parte do princípio que ficando de olho no desenvolvimento motor deles conseguimos identificar sinais de risco e iniciar o mais precoce possível a intervenção, quando necessária. Isso não quer dizer que todo prematuro deverá fazer fisioterapia, mas que assim como diversos outros cuidados especiais que eles precisam, o desenvolvimento motor do seu bebê prematuro necessita de maior atenção! Indica-se que este acompanhamento do desenvolvimento em prematuros seja realizado até os 2 anos do bebê.

Em prematuros extremos é indicado que a intervenção seja iniciada semanalmente, já nos outros casos depende da avaliação do profissional que acompanha este bebê. A estimulação dos prematuros tem como principal objetivo organizar e potencializar a interação do recém-nascido com o ambiente por meio de estímulos, sejam eles visuais, táteis e/ou auditivos adequados para cada fase do desenvolvimento, fazendo com que estes prematuros tenham um desenvolvimento típico, sempre acompanhando sua idade corrigida.

A prematuridade possui importantes particularidades e o profissional que atende estes bebês precisa ter conhecimento sobre elas, como por exemplo a perda calórica durante o exercício, por isso minha principal dica de hoje é: você mamãe e papai de um prematurinho procure um profissional que tenha conhecimento e experiência sobre prematuridade e desenvolvimento, isso será imprescindível para o adequado acompanhamento e orientação da sua família!

Espero que vocês tenham gostado do conteúdo deste mês, até a próxima edição!


Dra. Patrícia Lattaro
Fisioterapeuta, mãe do Gabriel, apaixonada por bebês e seu desenvolvimento, pós-graduada em Reabilitação Neurofuncional pela Universidade Federal de São Paulo. Há 15 anos uso meu conhecimento para auxiliar famílias a entender o desenvolvimento de seus bebês de forma descomplicada.
patilattaro@gmail.com
@patricialattaro.fisio
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Anemia falciforme

O que é anemia falciforme? A anemia falciforme é uma doença hereditária que afeta os glóbulos vermelhos do sangue. Nos doentes, chamados de falcêmicos, a

Leia Mais »

Existe mãe perfeita?

Tenho ouvido com muita frequência a pergunta: “O que uma mãe deve fazer para se tornar perfeita?” Talvez essa seja a grande busca das mães.

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!