Clique e acesse a edição digital

Não consegue ensinar seu filho a dormir? Entenda algumas razões que podem atrapalhar um processo de aprendizagem de sono!

Tempo de Leitura: 4 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Family with child lying in the bed together in eye masks and sleeping. Young mother and father hugging toddler kid and resting in the bedroom

Com ajuda de uma consultora de sono ou não, quando existe alguma dificuldade nas sonecas e no sono da noite, a maioria das famílias procuram informações na internet, livros ou em programas de tv para ajudar no sono das crianças. Entretanto o que várias clientes nos falam, é que já tentaram de tudo, mas nada funciona, nenhum método dá certo.

Por que isso pode acontecer?

– A janela de sono do seu bebê está adequada?

Vamos nos colocar no lugar das crianças – você prefere tentar algo novo, iniciar um aprendizado, quando está caindo de cansaço ou quando está mais disposto? Sabendo da resposta, pense como é para uma criança começar a aprender a dormir sozinha se ela está exausta, se os pais pularam a soneca na esperança de aumentar o sono da noite ou se brincaram tanto com o bebê antes do sono que o corpo da criança começou inclusive a produzir hormônios para se manter acordada! Bebês muito exaustos choram mais e demoram a dormir, o que faz com que os pais desistam do aprendizado mais rápido, acreditando que não vai funcionar. Veja o tempo que seu filho consegue ficar acordado e trabalhe dentro desta janela de sono. Em todos os métodos de aprendizagem, uma hora ou outra, seu filho irá acordado para o berço e, certamente será mais fácil para ele (e para os pais!), se ele estiver preparado para dormir, porém não no limite da exaustão.

– Você não está sendo consistente e persistente com o método escolhido

Muitas vezes os pais começam com toda energia a aplicar algum método de aprendizagem, mas alguns esquecem que mudar os padrões de sono da criança é um processo, que pode demorar 01, 02 03 meses ou mais. No início a criança já apresenta alguma mudança, mas regressões no meio do processo são recorrentes e é importante se manter firme e consistente para que os resultados apareçam e principalmente que firmem.

– Você escolheu o método certo para seu filho?

Precisamos pensar em dois fatores principais na hora de escolher um método de aprendizagem de sono: o perfil de quem vai aplicar o método e o perfil da criança. São fatores chaves para o sucesso. Não adianta tentar um método onde usamos demais o colo, por exemplo, (porque a mãe não quer colocar a criança no berço, não quer sair de perto, não aguenta ver a criança sozinha mesmo que não estiver chorando) se a criança não gosta de colo para dormir (e alguns não gostam!). Neste caso, a mãe pode ficar perto, mas o colo só deve ser usado como último recurso – existe método adequado para estes casos.

Isso é só um exemplo, mas levar em consideração o que funciona para aquela criança é muito importante para ter sucesso em um processo de aprendizagem de sono.

– Você pode estar começando seu método na hora errada do dia!

Muitas famílias querem começar um aprendizado de sono pelas sonecas. Isso se dá porque já estamos acordados e dedicados para a criança e realmente o sono do dia é bastante sensível e muitas vezes a hora da soneca é um momento de grande dificuldade. Entretanto é muito mais difícil começar um aprendizado de sono pela soneca do que pelo sono da noite! Nosso corpo é feito para dormir de noite, então temos melatonina, silêncio e a escuridão – grandes indutores de sono.  Muitas vezes, aprendendo a dormir de noite, seu filho replica o aprendizado de dia com muito mais facilidade do que tentar o contrário.

Então a dica é: se seu filho tem dificuldade com o sono do dia e da noite, comece sempre a ensiná-lo a dormir de noite, depois você pode passar para a primeira soneca e depois para as outras (se existirem).

Conteúdo autorizado para reprodução na Revista Materlife com a fonte retida pelo publicador.

Divulgado em: Maternity Coach – www.maternitycoach.com.br/blog

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Estrias na gestação

Minha estreia aqui não poderia ter um tema “mais ou menos”, então decidi começar falando de estrias na gestação, uma queixa recorrente e que sempre

Leia Mais »

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!