Com ajuda de uma consultora de sono ou não, quando existe alguma dificuldade nas sonecas e no sono da noite, a maioria das famílias procuram informações na internet, livros ou em programas de tv para ajudar no sono das crianças. Entretanto o que várias clientes nos falam, é que já tentaram de tudo, mas nada funciona, nenhum método dá certo.
Por que isso pode acontecer?
– A janela de sono do seu bebê está adequada?
Vamos nos colocar no lugar das crianças – você prefere tentar algo novo, iniciar um aprendizado, quando está caindo de cansaço ou quando está mais disposto? Sabendo da resposta, pense como é para uma criança começar a aprender a dormir sozinha se ela está exausta, se os pais pularam a soneca na esperança de aumentar o sono da noite ou se brincaram tanto com o bebê antes do sono que o corpo da criança começou inclusive a produzir hormônios para se manter acordada! Bebês muito exaustos choram mais e demoram a dormir, o que faz com que os pais desistam do aprendizado mais rápido, acreditando que não vai funcionar. Veja o tempo que seu filho consegue ficar acordado e trabalhe dentro desta janela de sono. Em todos os métodos de aprendizagem, uma hora ou outra, seu filho irá acordado para o berço e, certamente será mais fácil para ele (e para os pais!), se ele estiver preparado para dormir, porém não no limite da exaustão.
– Você não está sendo consistente e persistente com o método escolhido
Muitas vezes os pais começam com toda energia a aplicar algum método de aprendizagem, mas alguns esquecem que mudar os padrões de sono da criança é um processo, que pode demorar 01, 02 03 meses ou mais. No início a criança já apresenta alguma mudança, mas regressões no meio do processo são recorrentes e é importante se manter firme e consistente para que os resultados apareçam e principalmente que firmem.
– Você escolheu o método certo para seu filho?
Precisamos pensar em dois fatores principais na hora de escolher um método de aprendizagem de sono: o perfil de quem vai aplicar o método e o perfil da criança. São fatores chaves para o sucesso. Não adianta tentar um método onde usamos demais o colo, por exemplo, (porque a mãe não quer colocar a criança no berço, não quer sair de perto, não aguenta ver a criança sozinha mesmo que não estiver chorando) se a criança não gosta de colo para dormir (e alguns não gostam!). Neste caso, a mãe pode ficar perto, mas o colo só deve ser usado como último recurso – existe método adequado para estes casos.
Isso é só um exemplo, mas levar em consideração o que funciona para aquela criança é muito importante para ter sucesso em um processo de aprendizagem de sono.
– Você pode estar começando seu método na hora errada do dia!
Muitas famílias querem começar um aprendizado de sono pelas sonecas. Isso se dá porque já estamos acordados e dedicados para a criança e realmente o sono do dia é bastante sensível e muitas vezes a hora da soneca é um momento de grande dificuldade. Entretanto é muito mais difícil começar um aprendizado de sono pela soneca do que pelo sono da noite! Nosso corpo é feito para dormir de noite, então temos melatonina, silêncio e a escuridão – grandes indutores de sono. Muitas vezes, aprendendo a dormir de noite, seu filho replica o aprendizado de dia com muito mais facilidade do que tentar o contrário.
Então a dica é: se seu filho tem dificuldade com o sono do dia e da noite, comece sempre a ensiná-lo a dormir de noite, depois você pode passar para a primeira soneca e depois para as outras (se existirem).
Conteúdo autorizado para reprodução na Revista Materlife com a fonte retida pelo publicador.
Divulgado em: Maternity Coach – www.maternitycoach.com.br/blog