É comum nos consultórios fonoaudiológicos, casos de crianças que demoram em aprender a falar ou, que falam pouco para a idade, o chamado atraso de linguagem. A aquisição da linguagem ocorre de forma gradual e, na maioria dos casos, após diversas avaliações, como audiológicas e neurológicas, conclui-se que há a falta de estimulação dessa criança.
Para a adequada estimulação da linguagem, é preciso interagir e brincar com a criança. O melhor jogo, a boneca mais linda, de nada adiantará, se simplesmente entregarmos para a criança e a deixarmos brincando sozinha ou, se formos somente coadjuvantes na brincadeira, entregando as pecinhas ou perguntando as cores das mesmas.
Ao entrarmos na brincadeira da criança, passamos a ser modelo e recrutadores de sua fala, pois no lúdico ensinaremos o “por favor”, o “obrigado”, o “que gostoso” e tantas outras expressões simples na brincadeira da comidinha com as bonecas, por exemplo. Então, se a criança te oferece um pratinho, você diz “obrigada” e em uma ação semelhante, oferece outro prato a ela e aguarda que ela tente emitir algo parecido. Se emitir, reforce de forma positiva e dê a resposta à fala dela (“de nada!”).
Se você deu o modelo e ela não correspondeu, tudo bem! Isso nos diz que em uma próxima atividade podemos tentar novamente a mesma expressão, porém com estratégias (brinquedos) diferentes. Não é necessário, nem saudável, ficar pedindo a ela que repita o que acabamos de dizer (“Obrigada”… filha, fale “obrigada”). Isso só gerará uma situação de estresse para adulto e criança.
Outro momento rico para a estimulação é a rotina diária da criança. Na hora do banho, podemos ser o modelo e ensinar as partes do corpo, nomeando onde estamos ensaboando. Na hora da refeição, ensinamos os nomes dos alimentos, “quente”, “frio”, “gostoso” e tantas outras palavras.
Vale lembrar algumas dicas:
– Ao falar com a criança, mantenha sempre o contato de olhos, se precisar, abaixe à altura dela, pois assim ela além de ouvir o que lhe é dito, também vê a movimentação de lábios e língua de cada fonema (sons das letras) e tem a pista da sua expressão facial.
– Fale sempre corretamente com a criança, afinal, somos o modelo! Então, nada de calçar o “papato” ou pentear o “bebelo”.
– Respeite o nível da criança, buscando conversar com ela de assuntos de seu conhecimento ou que ela já tenha tido algum tipo de vivência.
– Respeite o tempo da criança para falar. Como ela ainda não sabe muitas palavras, às vezes, pode demorar um pouco mais até formar a resposta à estimulação. Nada de interrompê-la.
– As brincadeiras mais concretas são mais ricas. Então, podemos dar um descanso para os vídeos da Galinha Pintadinha, Pepa e joguinhos virtuais e literalmente colocar a mão na massa, ou melhor, no brinquedo.
Abaixo, algumas das milhares de possibilidades de brincadeiras, de acordo com a idade da criança.
Brincadeiras estimulantes para bebês de 0 a 6 meses:
– Durante o banho do bebê, nomeie as partes do corpo que você está lavando; reproduza o barulho que a água faz ao cair na banheira (“xxxxxxx”), etc.
– Quando ele estiver chorando, fale com ele sobre o que ele está sentindo, por exemplo, “ai que fome, mamãe”, “você está com sono, a mamãe sabe”.
– Com o bebê em frente ao espelho, brinque de aparecer e desaparecer.
– Os brinquedos para essa idade são sonoros ou de luzes, como chocalhos e móbiles, que estimulam as habilidades auditivas e visuais.
Brincadeiras estimulantes para bebês de 7 a 12 meses
Nessa fase, o bebê gosta muito de repetir a mesma ação, como jogar o brinquedo ao chão várias vezes. Por meio dessa repetição, ele aprende e aprimora tanto as ações motoras quanto as palavras que associamos nessas atividades.
– Quando a criança estiver brincando, peça a ela com ordem simples que ela dê o brinquedo a você ou a outra pessoa.
– Brinque de imitar sons variados (vibrar os lábios como o som do caminhão, por exemplo)
– Ensinar o bebê a dar tchau e mandar beijo.
– Ao trocá-lo, dê ordens simples e ensine-o os movimentos que ele deve fazer (levante a perna, agora a outra etc.)
– Mostrar livros simples, de plástico ou tecido, nomeando os animais e partes do corpo.
– Cubos coloridos, bonecos de borracha são alguns dos exemplos de brinquedos para essa idade.
Brincadeiras estimulantes para crianças de 1 a 2 anos
– Com a criança dando os primeiros passos, cada passeio pela casa é uma descoberta e grande possibilidade de aumentar o vocabulário a partir da nomeação dos objetos que despertarem seu interesse.
– Brinquedos coloridos de empilhar, encaixar, girar, carrinhos e bolas, são indicados para essa idade, podendo aproveitar suas cores, formas e ações para ensinar às crianças novas palavras.
Brincadeiras estimulantes para crianças de 2 a 3 anos
Nessa idade, elas estão mais independentes, assim elas já têm interesse em realizar sozinhas atividades como se ensaboar no banho. Com as crianças iniciando a formação de frases, é uma grande oportunidade de ensiná-las diferentes verbos e sentimentos vivenciados ao longo do dia.
É possível confeccionar diferentes brinquedos, como um cavalo de pau com o cabo da vassoura, um chapéu com um pote de plástico, um jogo de boliche com garrafas pet, massinha de modelar com farinha…
As ideias de brinquedos e brincadeiras são infinitas, assim como a energia dos pequenos, então sentemos no chão e brinquemos com nossas crianças!