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O desenvolvimento psicomotor na infância

Tempo de Leitura: 5 minutos
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Little toddler boy 2,5 years playing wooden blocks and toy cars with dad. Spending time with children. Educational activities for kids. Children's room. Indoors

Saiba quais são os aspectos mais importantes a serem observados no desenvolvimento psicomotor infantil

A Psicomotricidade é uma ciência que estuda o ser humano através do seu corpo em movimento através da relação deste corpo com seu mundo interno e externo. Para que ocorra a aprendizagem é preciso integrar emoção (querer fazer), movimento (poder fazer) e cognição (saber fazer). Estes três fatores são o que chamamos de Tríade Psicomotora e que compõem o desenvolvimento e a expressão do movimento humano. A integração destes três elementos são fundamentais para um desenvolvimento psicomotor equilibrado. Problemas em qualquer um desses aspectos pode afetar a capacidade de uma criança de se mover e interagir com o mundo de forma eficaz e harmoniosa. Portanto, a tríade é uma importante ferramenta para entender e avaliar o desenvolvimento motor e psicológico da criança, ela é especialmente utilizada por profissionais na área da educação, terapias e reabilitação.

Quando falamos em desenvolvimento psicomotor infantil devemos observar o progresso e a aquisição de habilidades motoras e cognitivas ao longo do seu crescimento. Por isso, observar como a criança se desenvolve nessa fase é fundamental para sua evolução e aprendizagem, que abrange aspectos de coordenação motora, percepção, linguagem, socialização e pensamento. Esse processo é gradual e contínuo, que vai desde movimentos mais básicos a tarefas mais complexas.

Logo, é preciso orientar os pais para que observem os seguintes aspectos do desenvolvimento psicomotor:

Desenvolvimento motor global: Envolve movimentos de grandes grupos musculares como braços, pernas, tronco e pés para mover o corpo. Isso envolve habilidades como rolar, rastejar, sentar-se, engatinhar, andar e correr. Por isso, proporcione à criança um ambiente seguro para ela se mover livremente.

Desenvolvimento motor fino: Envolve movimentos precisos e específicos do corpo, através das mãos: como cortar e picar papel, pegar uma pinça, calçar sapatos, comer com talher, desenhar, pegar objetos, empilhar blocos etc. Oferecer esses recursos para a criança auxilia no desenvolvimento do raciocínio, da precisão, da organização espacial, do controle motor, na atenção e na autonomia.

Desenvolvimento da linguagem: A criança desenvolve a linguagem e percebe sons inicialmente através de estímulos dos pais ao brincar, dialogar e interagir com o bebê. Portanto, ler, cantar, imitar sons, criar histórias são práticas que incentivam o desenvolvimento da linguagem e da comunicação.

Desenvolvimento cognitivo: é preciso estimular a curiosidade e a exploração, oferecendo à criança jogos e atividades que possibilitam o raciocínio, resolução de problemas, regras, compreensão de conceitos básicos até chegar nos mais complexos. Também é importante incentivar a criança a persistir e terminar o que está fazendo, por isso favorece o desenvolvimento da atenção sustentada e da autodisciplina para concluir tarefas.

Desenvolvimento Social e emocional: incentivar a criança a conviver, interagir e brincar com o outro, dando suporte necessário para lidar com sua autoexpressão de forma saudável e a desenvolver empatia. É importante corrigir a ação negativa, mas evite criticar a forma como a criança pensa e enxerga o mundo.

Auxiliar na construção da autonomia e independência da criança: os pais devem incentivar os filhos a realizarem pequenas tarefas na qual possam fazer diariamente, como se vestir, jogar fralda no lixo, organizar sapatos, se vestir sozinho, comer sozinho. A progressão de tarefas deve ocorrer de acordo com a faixa etária da criança.

Desenvolvimento sensorial: é fundamental expor as crianças a diferentes texturas, sons, cores, cheiros e sensações que estimulem o corpo, auxiliando no desenvolvimento dos sentidos e na percepção corporal diante dos materiais. Isso desperta na criança a adaptabilidade ao ambiente, auxilia no desenvolvimento global, promove aprendizado por meio dos sentidos, estimula descobertas e ajuda a criança a aprender a processar as informações sensoriais recebidas do ambiente. Isso pode ajudar a regular as emoções e o estresse, funcionando como calmantes, a fim de regular comportamentos mais agitados.

Rotina e estrutura: este é um dos pontos mais fundamentais para que a criança se sinta segura: um ambiente estável e previsível ao longo do dia. As rotinas fixas são aquelas que não devem ser modificadas, pois estão relacionadas ao ciclo circadiano da criança, como alimentação e sono. As demais rotinas podem ser ajustadas; o que a criança precisa é de constância.

Contudo, o envolvimento e atenção dos pais na primeira infância são essenciais para o desenvolvimento saudável e integral da criança na infância. Não deixe de buscar ajuda profissional caso perceba que seu filho não apresenta desenvolvimento adequado. Quanto mais cedo buscar ajuda, mais sucesso terá no tratamento, especialmente se necessitar de terapias multidisciplinares.

Evelyn de Paula Pereira
Educadora física estudiosa sobre assuntos diversos que compõem o desenvolvimento psicomotor infantil, comportamento e parentalidade.
Professora de Educação Física
Especialista em Psicomotricidade Clínica/ Educativa
Coautora do livro Psicomotricidade da gestação à melhor idade
evelyn.corpoematividade@gmail.com.br
@evelyn.corpoematividade
Blog: www.corpoematividade.com.br
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