Estresse pode ser um dos motivos
Doutora, meu leite secou! O que fazer?! Já ouviu falar de alguma mãe que passou por esse susto durante a amamentação? Isso pode acontecer e é extremamente desesperador. Hoje vamos abordar os motivos que podem levar a esse quadro e deixar algumas dicas para que isso não ocorra. Selecionamos também o que pode ser feito para estimular a produção de leite materna.
O estresse e a ansiedade são um dos principais experts em neutralizar a produção de leite materno. A ocitocina, hormônio que promove a contração das glândulas mamárias tem envolvimento nesse processo. Níveis altos de estresse reduzem a ocitocina e dificultam a produção nas mamas. É importante ressaltar que a maternidade e o período de amamentação não devem ser responsáveis somente pela mãe, mas sim uma responsabilidade de toda família. A rede de apoio é fundamental para dar suporte a mãe e evitar o desgaste psicológico e físico. Enquanto a mãe amamenta, o pai pode auxiliar em outras atividades como dar banho, trocar as fraldas e até mesmo na alimentação da própria família. O descanso é fundamental para que o corpo da mãe possa estar ativo para “trabalhar”.
Hidratação! Imagine que nosso corpo, normalmente já necessita de água. Imagine o de uma mãe em plena produção de leite? O recomendado é ingerir em torno de 2,7 litros de água diariamente. É importante ressaltar que 80% do leite materno é formado por água. Quando a mulher não está se hidratando adequadamente, o organismo entende que não está recebendo o suficiente para produzir mais.
A pega de maneira errada do bebê durante a amamentação é um dos fatores que contribuem para que a produção de leite pare. As fissuras e os ferimentos ocasionados fazem com que a mãe perca o prazer de amamentar. É importante que a amamentação seja vivenciada porque é muito nutritiva para a criança. Nenhuma fórmula, por mais nutritiva que seja, ainda é capaz de fornecer com tanta segurança e qualidade o que o leite materno faz.
Destacamos 3 dicas para que você estimule a produção de leite:
. Amamente em livre demanda. Isso mantém o bebê saudável e estimula a lactação. Não estabeleça horários. Esteja à disposição sempre do bebê.
. Nos primeiros dias da amamentação, é comum sentir dores até por conta da adaptação e da pega do recém-nascido. Mas após isso, caso ainda esteja sentindo dores, converse com seu médico e investigue a dor.
. Faça massagens na mama e jamais deixe o leite empedrar pois pode provocar dores nos mamilos e interromper a produção de leite.