Clique e acesse a edição digital

O que pode fazer o leite materno secar?

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
periodo-pos-natal-com-mae-amamentando

Estresse pode ser um dos motivos

Doutora, meu leite secou! O que fazer?! Já ouviu falar de alguma mãe que passou por esse susto durante a amamentação? Isso pode acontecer e é extremamente desesperador. Hoje vamos abordar os motivos que podem levar a esse quadro e deixar algumas dicas para que isso não ocorra. Selecionamos também o que pode ser feito para estimular a produção de leite materna.

O estresse e a ansiedade são um dos principais experts em neutralizar a produção de leite materno. A ocitocina, hormônio que promove a contração das glândulas mamárias tem envolvimento nesse processo. Níveis altos de estresse reduzem a ocitocina e dificultam a produção nas mamas. É importante ressaltar que a maternidade e o período de amamentação não devem ser responsáveis somente pela mãe, mas sim uma responsabilidade de toda família. A rede de apoio é fundamental para dar suporte a mãe e evitar o desgaste psicológico e físico. Enquanto a mãe amamenta, o pai pode auxiliar em outras atividades como dar banho, trocar as fraldas e até mesmo na alimentação da própria família. O descanso é fundamental para que o corpo da mãe possa estar ativo para “trabalhar”.

Hidratação! Imagine que nosso corpo, normalmente já necessita de água. Imagine o de uma mãe em plena produção de leite? O recomendado é ingerir em torno de 2,7 litros de água diariamente. É importante ressaltar que 80% do leite materno é formado por água. Quando a mulher não está se hidratando adequadamente, o organismo entende que não está recebendo o suficiente para produzir mais.

A pega de maneira errada do bebê durante a amamentação é um dos fatores que contribuem para que a produção de leite pare. As fissuras e os ferimentos ocasionados fazem com que a mãe perca o prazer de amamentar. É importante que a amamentação seja vivenciada porque é muito nutritiva para a criança. Nenhuma fórmula, por mais nutritiva que seja, ainda é capaz de fornecer com tanta segurança e qualidade o que o leite materno faz.

Destacamos 3 dicas para que você estimule a produção de leite:

. Amamente em livre demanda. Isso mantém o bebê saudável e estimula a lactação. Não estabeleça horários. Esteja à disposição sempre do bebê.

. Nos primeiros dias da amamentação, é comum sentir dores até por conta da adaptação e da pega do recém-nascido. Mas após isso, caso ainda esteja sentindo dores, converse com seu médico e investigue a dor.

. Faça massagens na mama e jamais deixe o leite empedrar pois pode provocar dores nos mamilos e interromper a produção de leite.


Dra. Danielle Negri
Médica pediatra e neonatologista, com mais de 17 anos de experiência. É CEO de um complexo pediátrico no Leblon. Formada pela UFF, possui mestrado pelo conceituado Instituto Fernandes Figueira. Responsável pela UTI neonatal da Perinatal. Anualmente, viaja para os EUA para apresentar suas pesquisas e se atualizar nos congressos mais importantes da área pela Academia Americana de Pediatria e pela Sociedade de Neonatologia.
@dradaniellenegri
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Transtorno Bipolar na Infância

A infância é uma época estratégica da vida do ser humano. É quando se dá um grande desenvolvimento físico, psicológico e mental, concomitantemente ao aprendizado

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!