Clique e acesse a edição digital

O que são flexibilização e adaptação curricular?

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
educação - deficiência intelectual

Apesar dos inegáveis avanços na educação inclusiva no Brasil, muitos educadores ainda manifestam insegurança ou pouco conhecimento em relação ao processo de inclusão educacional de alunos com deficiência intelectual, principalmente no que diz respeito à aprendizagem. A presença desses estudantes em sala de aula revela que ainda temos muito a aprender sobre o que é, de fato a inclusão, principalmente no contexto das práticas pedagógicas.
Será que a origem do problema está nas características desses alunos ou no nosso modo de entender e fazer educação? O que são, afinal, as tais adaptações curriculares, quando o assunto é a inclusão dessas crianças e adolescentes?
Flexibilização e adaptação curricular são possibilidades educacionais para dar suporte às dificuldades de aprendizagem. Pressupõe que se realize adaptação curricular, quando necessário, para torná-la apropriada às peculiaridades dos alunos com deficiência.

Não é um novo currículo, mas sim um currículo dinâmico, alterável, passível de ampliação, para que atenda realmente a todos.
Para tal, é importante que o professor se detenha em algumas questões: participação de todos, objetivo a ser atingido, apoio e adaptação (quando necessários), considerar diferentes formas de registro e consequentemente de avaliação, potencializando as habilidades que o aluno apresenta.
As adaptações curriculares são de extrema importância para o aluno com deficiência, quando necessário, favorecendo o rompimento das barreiras que o impedem de participar das atividades e se desenvolver nos ambientes educacionais.
O Instituto Jô Clemente, por meio do Atendimento Educacional Especializado – AEE, oferece aos alunos atividades voltadas para o uso de tecnologias assistivas e práticas pedagógicas diversificadas, com o objetivo de promover o seu desenvolvimento integral. Realizamos também a articulação com as escolas regulares por meio de discussões com os professores e gestores, para contribuir na reflexão sobre possíveis mudanças nas práticas pedagógicas, de modo a favorecer a participação e o aprendizado dos alunos.
Algumas sugestões de estratégias para o desenvolvimento das práticas pedagógicas:
• Posicionamento do aluno em sala de aula
• Facilitar a compreensão de ordens
• Não fale de costas, procure manter o contato visual
• Uso da rotina
• Planejamento do espaço e do tempo
• Utilizar apoio visual, auditivo e materiais concretos

Materiais concretos e apoio visual:

 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Depressão pós-parto

A secção do cordão umbilical separa para sempre, o corpo da criança do corpo materno deixando uma cicatriz, o umbigo, que marca o significado profundo

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!