Clique e acesse a edição digital

Os pré-adolescentes precisam de uma rotina de skincare?

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Cheerful joyful little female kid in towel sitting in bed in bedroom after taking shower using smart phone weekend morning looking at camera.

Filmar e enviar cada etapa da sua rotina diurna ou noturna de cuidados com a pele está na moda nas redes sociais, especialmente popular entre as meninas. As adolescentes de hoje em dia enfrentam uma enorme quantidade de conselhos e escolhas de produtos de skincare, muitos deles provenientes de fontes não qualificadas em plataformas como o TikTok. Muitas vezes, elas são atraídas por marcas virais e embalagens coloridas, cujas formulações não são próprias para a sua idade e o seu tipo de pele. A falta de orientação adequada e o uso indiscriminado de alguns produtos podem sensibilizar a pele e até causar irritações, queimaduras e manchas.

Em diversos vídeos publicados nas redes sociais, produzidos principalmente por meninas de 12 anos ou menos, são compartilhadas longas rotinas de cuidados com a pele, compostas por tônicos, água micelar, esfoliantes, hidratantes faciais e até ácidos e produtos antienvelhecimento.

O aumento do uso de produtos de beleza por crianças, muitas vezes, vem acompanhado pela falta de orientação adequada e pela adultização precoce, podendo trazer impactos negativos na saúde mental dos pequenos.

A busca incansável pela imagem considerada ‘ideal’ tem começado cada vez mais cedo, atraindo jovens já na faixa dos 12 ou 13 anos. O risco é que, muitas vezes, a melhoria não visa corrigir uma real imperfeição, mas sim uma impressão distorcida da própria imagem.

Mas será que as crianças de 8 a 12 anos realmente precisam se preocupar com séruns anti-idade, produtos de limpeza e hidratantes caros?

A verdade é que muitos produtos antienvelhecimento contêm ácidos e produtos químicos que podem ser potencialmente irritantes para a pele jovem e delicada.

Quanto mais você se expõe a um determinado produto químico, maior é a probabilidade de, à medida que envelhece, desenvolver uma dermatite de contato irritativa ou alérgica.

Então, o que é recomendado para pré-adolescentes de 8 a 12 anos?

• Recomenda-se lavar o rosto com água e um limpador suave duas vezes ao dia.

• Aplicar um hidratante hipoalergênico, sem fragrância ou perfume, na pele.

• O protetor solar é recomendado para todas as pessoas com 6 meses de idade ou mais. Aplique um protetor solar que contenha, de preferência, um bloqueador físico, como o óxido de zinco, com fator de proteção solar no mínimo 30.

Ao atingir a adolescência, o ideal é procurar hidratantes específicos para o rosto e pescoço, e utilizar produtos para pele oleosa ou com acne, caso necessário e indicado pelo médico dermatologista. Durante a adolescência, devido ao aumento na produção de hormônios sexuais, é comum o surgimento de acne. O aparecimento de acne pode deixar cicatrizes e gerar um grande impacto psicológico. Por isso, é tão importante procurar tratamento médico precocemente, buscando a melhor abordagem terapêutica, ao invés de tentar solucionar o problema com remédios vendidos sem receita ou tratamentos cosméticos indicados por pessoas não especializadas.

Outros hábitos para manter a pele saudável incluem evitar fumar ou expor-se ao fumo passivamente, prestar atenção nos hábitos alimentares e aumentar a ingestão de água. Diante desse contexto, é essencial que os pais assumam a responsabilidade de filtrar o conteúdo ao qual seus filhos têm acesso, orientá-los sobre os impactos negativos da adultização precoce e promover uma autoestima saudável.

Dra. Fernanda Módolo de Paula de Moura Campos
Médica Dermatologista com título de Especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Dermatologia
CRM 120155
RQE 67162
femedmodolo@yahoo.com.br
@femodolo.dermato
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

HIPOTIREOIDISMO NA GRAVIDEZ

A freqüência de hipotireoidismo na gestação varia de 0,3 a 25%, podendo trazer diversas complicações para mãe e para o feto. Ente elas podemos observar:

Leia Mais »

Fobias do parto

A partir do terceiro trimestre ocorre um fenômeno da maior importância. Com todas as estruturas fisiológicas formadas e funcionais, a existência no espaço aéreo agora

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!