Clique e acesse a edição digital

Por que as grávidas urinam tanto?

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
uri-cp213

As futuras mamães já sabem o que esperar dos nove meses de gestação. No primeiro trimestre, os sintomas mais comuns são náuseas, vômitos e muito sono. As mudanças no corpo também começam surgir conforme a gestação avança.

Um dos sintomas que também faz parte da gravidez é aquela vontade frequente de urinar. 

Segundo o Ginecologista e Obstetra Dr. Domingos Mantelli Borges Filho (CRM-107997), o aumento da frequência ao banheiro costuma ocorrer no primeiro e último trimestre. “Diversos fatores podem contribuir para o aumento das idas ao banheiro. Uma delas é o aumento de líquido que passa circular no organismo, os rins trabalham de forma acelerada, fazendo com que o corpo elimine mais resíduo. Outra é o crescimento do útero que faz pressão contra a bexiga. A presença dos hormônios progesterona e Beta HCG que estão em elevação, também contribuem pra isso, explica. 

Antes e durante a gestação

Esse sintoma que incomoda as gestantes não só ocorre no primeiro trimestre da gestação como muitos pensam. Ele aparece nas mulheres muito antes. A vontade de urinar pode ser um dos sinais de que a mulher está grávida. “É importante considerar esse sintoma se ele vier acompanhado de outros sintomas como náuseas, enjoos, dores nas mamas, inchaços, tonturas, sonolência e mudança nos mamilos, etc.,” afirma o ginecologista.

Mesmo com a bexiga vazia, a gestante pode sentir vontade de urinar novamente. “Isso ocorre devido à pressão que é exercida sobre a bexiga pelo útero! Além disso, muitas vezes a gestante não consegue esvaziar a bexiga completamente, por isso, é comum ela ir ao banheiro diversas vezes”, diz o Dr. Domingos. 

Quando a vontade de fazer “xixi” é um problema?

Apesar da vontade de ir ao banheiro ser comum na gestação, a mulher precisa ficar atenta a outros sintomas. “O aumento de micções também pode ser um indício de infecção de urina”, comenta o ginecologista.

Esse distúrbio é mais comum no final da gravidez devido ao peso do bebê e do útero que está distendido. “Essa modificação favorece para que a mulher passe a ter uma capacidade de armazenar urina na bexiga cada vez menos, permitindo que a urina vaze ao fazer qualquer esforço, por exemplo, ao espirrar ou tossir”, ressalta o Dr. Domingos.

Entretanto, quando a vontade de urinar não é controlada é caracterizada como incontinência urinária. “Isso ocorre quando a gestante perde o controle sobre a urina que sai da uretra – canal que leva a urina da bexiga para que seja eliminada pelo corpo”, frisa o médico.

É importante que a gestante converse com o seu ginecologista quando perceber que não consegue mais controlar a vontade de urinar. 

É possível controlar a vontade de fazer “xixi”?

Para evitar o problema, algumas mulheres deixam de beber líquidos duas horas antes de dormir, por exemplo, para que não fique com vontade de ir ao banheiro. Mas, na verdade não tem como controlar. “As idas ao banheiro vão continuar independente de quantos copos ela irá beber, pois o fato de urinar não está somente associado à quantidade de líquido”, esclarece o ginecologista.

O problema irá amenizar depois do nascimento do bebê. “Após o parto é comum ir ao banheiro, pois o seu corpo está eliminando outros tipos de líquidos. Mas, depois de alguns dias a mulher voltará a urinar normal”, conta o Dr. Domingos.

A gestante deve manter hábitos saudáveis para conter essa perda de urina. Fazer exercícios físicos durante a gravidez e logo após o parto podem prevenir a incontinência urinária. 

Fonte: Ginecologista e Obstetra Dr. Domingos Mantelli Borges Filho (CRM-107997)

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O tenebroso puerpério!

O título assusta, mas é uma definição que escutamos muitas vezes no dia a dia de atendimentos. Hoje vamos iniciar uma série de três colunas

Leia Mais »

As Alergias e as crianças

Alérgeno é um termo geral usado para descrever algo que causa uma reação alérgica. Os alérgenos são proteínas minúsculas encontradas em certas substâncias. Alguns são

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!