Clique e acesse a edição digital

PREGOREXIA: DISTÚRBIO ALIMENTAR NA GRÁVIDA

Tempo de Leitura: 2 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

“O risco de pregorexia é maior em mulheres que já têm histórico de distúrbios alimentares como anorexia e bulimia, ou entre aquelas que não têm apoio social, familiar ou acompanhamento médico durante a gestação”, alerta a endocrinologista Carolina Mantelli Borges, da Clínica de Especialidades Integradas.
Por isso, se a mulher engravida e começa a enfrentar dificuldades para aceitar a sua imagem corporal, é importante compartilhar isso com o seu médico. “Durante o pré-natal, o especialista poderá ajuda-la a estabelecer uma meta de ganho de peso adequada com base em seu peso pré-gestacional e índice de massa corporal”, afirma a médica. Além disso, o obstetra poderá encaminhá-la para outros profissionais da saúde, como um endocrinologista, uma nutricionista e até um psicoterapeuta, que terão condições de ajudar essa gestante a adotar hábitos de vida saudáveis para que o ganho de peso seja adequado durante a gestação.
De acordo com a endocrinologista, em geral, mulheres com peso normal podem ganhar até 14 quilos durante os nove meses de gravidez. “Quem está acima do peso, não deve ultrapassar o ganho de 10 quilos durante a gestação”, diz a médica. E quem está abaixo do peso, pode engordar entre 11 e 16 quilos.
Para facilitar, a endocrinologista Carolina Mantelli Borges indica alguns sinais que podem indicar a presença da pregorexia:
• Falar sobre a gestação como se isso não fosse algo real ou como se não tivesse assimilado o processo pelo qual está passando.
• Preocupação excessiva com as calorias dos alimentos.
• Alimentar-se sempre sozinha e pular refeições.
• Exercitar-se muito.
• Usar laxativos ou sofrer vômitos induzidos.

Fonte- Endocrinologista Carolina Mantelli Borges, da Clínica de Especialidades Integradas.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Líderes do século XXI

Quantas vezes você já leu a biografia de um grande líder e descobriu que, quando criança foi tranqüilo, reservado e tímido? São  essas as qualidades

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!