O processamento auditivo central (PAC) conceitua-se sendo um conjunto de habilidades que permite ao sujeito interpretar a mensagem ouvida de forma eficiente e efetiva. Dentre as habilidades que o constitui, estão as de processamento temporal, essenciais para a compreensão da linguagem e desenvolvimento da fala. Alterações no PAC são, em sua maior parte, relacionadas às dificuldades de aprendizagem e aos transtornos da linguagem. Sendo a leitura um importante meio de aquisição de novos conhecimentos, a investigação da relação entre os processos de leitura e as habilidades auditivas torna-se relevante, visto que ambos são essenciais para a aprendizagem. Além disso, a avaliação do processamento auditivo central em escolares com dificuldades de aprendizagem é importante visto que contribui para um diagnóstico preciso e, consequentemente, para o melhor processo de intervenção.
O desenvolvimento do sistema nervoso e das habilidades auditivas é dependente das experiências sociais da criança com o meio em que vive. A qualidade e a quantidade dos estímulos auditivos influenciam no desenvolvimento e funcionamento desse sistema. Crianças que passam por privações sensoriais na infância (por otites recorrentes ou por estimulação auditiva empobrecida, por exemplo) podem apresentar alterações no processamento auditivo. A dificuldade de manter a atenção e concentração em um ambiente ruidoso é um dos sintomas de alteração no PAC. Crianças com alteração de PAC tendem a ter dificuldades escolares e podem muitas vezes serem caracterizadas como distraídas, esquecidas, inquietas, falantes e apresentar dificuldade com o conceito de tempo, por isso, elas tendem a ignorar informações auditivas relevantes.
As habilidades auditivas são fundamentais para compreensão da mensagem falada, fica evidente a necessidade de se conhecer o processamento auditivo central de crianças no início do processo de alfabetização, uma vez que a investigação e o acompanhamento das habilidades auditivas desta população podem auxiliar na escolha de condutas adequadas para eliminar ou minimizar alterações que possam interferir negativamente no processo de aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem são problemas comuns observados no contexto escolar e podem ocorrer apesar da inteligência considerada normal, da ausência de problemas sensoriais ou neurológicos, da instrução escolar adequada e de oportunidades socioculturais suficientes. As principais causas dessas dificuldades podem ser de natureza pedagógica, que podem ocorrer tanto no contexto escolar quanto familiar. O atraso da fala ou da linguagem pode ser um sinal de alterações relacionadas ao processamento neurológico devido uma desorganização funcional do cérebro, podendo acarretar para o indivíduo dificuldades de aprendizado da linguagem, leitura e escrita, além de dificuldades de aprendizado meio a um ruído de fundo, fala rápida e alterada e dificuldade de executar instruções dadas.
Dra. Laura Faustino Gonçalves
Doutoranda em Ciências da Reabilitação (USP). Fonoaudióloga e Mestre em Fonoaudiologia pela UFSC. Aprimoramento em Andamento em Fonoaudiologia aplicado ao Transtorno do Espectro Autista. Experiência em Motricidade Orofacial, Fala, Dificuldades Alimentares, Comunicação Alternativa e Linguagem. Cursos com ênfase em Transtorno Motor de Fala, Seletividade Alimentar e Comunicação Alternativa.
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