Clique e acesse a edição digital

Que tal empregar algumas técnicas para acalmar seu filho?

Tempo de Leitura: 4 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
children-fun-playground-active-child-upside-down-have-fun-sport-ground-sport-kids-lifestyle

Acalmar uma criança pode ser um desafio, principalmente quando elas estão “fora de controle”, entediadas ou com raiva. O que você acha de usar algumas técnicas que vão ajudar seu filho a se acalmar?

Nem sempre respirar fundo nos leva a um momento de calmaria. As crianças são imaturas e precisam muito de nossas competências socioemocionais para ajudá-las.

Parece brincadeira. Contudo, alguns procedimentos ou técnicas podem ser muito vantajosas, não só por poder ajudar a aliviar a tensão, mas também por favorecer a descontração e a ludicidade entre a família. São procedimentos que ajudam a acalmar o sistema nervoso e por conseguinte, deixar as crianças mais calmas e aptas para ouvir o que queremos dizer.

Independente da técnica utilizada, todas elas visam reduzir a resposta momentânea ao estresse, e assim, avisar ao cérebro que tudo está bem e que ele pode entrar em “marcha lenta”.

Quer alguns exemplos?

  1. Posição invertida: é uma técnica derivada da yoga (posição de vela) ou mais conhecida como “plantar bananeira”. Pode ser empregada para crianças maiores que acham interessante fazer esse tipo de “ginastica” ou brincadeira. Essa postura ajuda a restaurar a resposta autonômica. Resposta essa relacionada ao estresse. Não precisa ficar horas assim, apenas alguns minutos. Além de acalmar, une a criança ao cuidador num momento de descontração.
  2. Imaginação criativa: peça para seu filho fechar os olhos e imaginar um lugar tranquilo e acolhedor. Aproveite para guiá-lo para imagens que traga bem-estar e calmaria. Algo semelhante a um lindo jardim ou uma praia num belo dia de sol.
  3. Ofereça um copo de água fresca. Beber a água com calma oferece um tempo de pausa para a criança se acalmar e entender melhor o mundo a sua volta.
  4. Cante em voz alta: já ouviu dizer que quem canta seus males espanta? Estudos apontam para a liberação de endorfinas durante o canto – as pessoas se sentem bem cantando.
  5. Contrair e relaxar: é uma técnica muito empregada com adultos, mas que funciona bacana com as crianças. Peça para seu filho contrair os músculos das pernas por 5 segundos e depois relaxar. Faça isso com os braços, mãos, barriga, tórax, face e por aí vai. Essa atividade auxilia a “resetar” o sistema nervoso autônomo.
  6. Pule e rebole: coloque uma música legal para seu filho e juntos pulem e dancem por 2 minutos.
  7. Faça bolinhas de sabão: fazer bolinhas de sabão é semelhante a contar até 10. Ajuda as crianças a terem mais controle sobre a respiração e a estarem com sua atenção no aqui e agora.
  8. Tome um bom banho e esfrie a cabeça: quem nunca teve um mau dia e não sonhou com um bom banho. Crianças também respondem favoravelmente a um banho relaxante após um momento de destempero. Ofereça alguns brinquedinhos para incrementar o momento relaxante.
  9. Brinque de soprar uma vela: acenda uma vela e peça para seu filho encher o peito de ar e soprar a vela. Deixe a vela um pouco distante, para que ele possa focar na respiração – na atenção plena.
  10. Agite um pote de glitter: e observe como as partículas se movimentam lentamente. Conduza a respiração de seu filho de maneira calma e profunda.
Dra. Regiane Glashan
Apaixonada pelo mundo perinatal, infanto-juvenil e familiar.
Enfermeira, Especialista em Saúde Pública
Mestre e Doutora em Biologia Molecular pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
Terapeuta Familiar, Casal e Individual
Educadora Parental Positiva (PDA – USA)
Educadora Emocional Positiva (Programa Ciranda – MSC Rodrigues)
www.terapeutadebebes.com
@terapeutadebebes_familia
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Anemia em bebês

Meu bebê parece pálido e fraco. Será que é anemia? Absolutamente. Cerca de 10% dos bebês têm anemia e, um sinal típico de anemia que

Leia Mais »

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!