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Tecnologia e infância: Equilíbrio para um desenvolvimento saudável

Tempo de Leitura: 5 minutos
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A tecnologia tem evoluído rapidamente nos últimos anos, transformando a maneira como vivemos e interagimos com o mundo. Antigamente, os sinais de televisão e rádio eram analógicos, o que significava que a qualidade do som e da imagem podia variar e, às vezes, não era muito boa. Hoje, esses sinais são digitais, proporcionando uma imagem e um som muito mais nítidos e estáveis. Além disso, as pessoas agora têm acesso a uma variedade de aparelhos eletrônicos portáteis, como celulares, tablets e notebooks, que podem levar para qualquer lugar.

As crianças e adolescentes estão crescendo em um mundo onde a tecnologia está presente em quase todos os aspectos de suas vidas. Eles estão sempre usando celulares e tablets conectados à internet em casa, na escola e em outros lugares. Isso mostra que a tecnologia está se tornando cada vez mais acessível e popular, facilitando a comunicação, o acesso à informação e o entretenimento. A tecnologia da informação e comunicação está mudando o mundo, o jeito que as pessoas se comportam, se relacionam e aprendem. As crianças estão começando a usar celulares, tablets e computadores cada vez mais cedo, muitas vezes antes mesmo de irem para a escola. Isso acontece porque os pais e outros membros da família também usam esses dispositivos regularmente, tornando-os parte do cotidiano.

É importante ter cuidado com o uso da tecnologia no desenvolvimento da fala das crianças. Nos primeiros anos de vida, o cérebro das crianças está se desenvolvendo rapidamente, e a maneira como elas interagem com o mundo tem um grande impacto nesse desenvolvimento. O cérebro das crianças aprende melhor quando elas conversam, brincam e interagem com adultos de forma real e significativa. Por isso, é fundamental que os adultos brinquem, conversem, leiam e interajam com as crianças desde bebês. Especialistas em desenvolvimento infantil recomendam que crianças menores de 2 anos não usem aparelhos eletrônicos com tela, como celulares, tablets e TV’s. Para crianças de 2 a 5 anos, o uso deve ser limitado a, no máximo, uma hora por dia. Isso não significa que a tecnologia deva ser completamente proibida, mas sim que o uso deve ser monitorado e equilibrado com outras atividades importantes para o desenvolvimento infantil.

A tecnologia pode trazer coisas boas para as crianças, como acesso a informações, jogos educativos e oportunidades de aprendizado. No entanto, é fundamental que os pais escolham bem o que as crianças veem e por quanto tempo. Se usada com cuidado e moderação, a tecnologia pode ajudar as crianças a aprenderem, serem criativas, se comunicarem melhor e desenvolverem habilidades importantes. Por outro lado, se as crianças passarem muito tempo olhando para telas, podem perder a chance de aprender a conversar, brincar, explorar o mundo ao redor e se relacionar com outras pessoas. Bebês que ficam muito tempo olhando para telas ou assistem a conteúdos inadequados para sua idade podem demorar a aprender a falar e a desenvolver outras habilidades importantes. Além disso, passar muito tempo usando telas também pode fazer com que as crianças não se exercitem o suficiente, tenham dificuldades para pensar e aprender, e não desenvolvam a criatividade e a independência.

Os pais desempenham um papel fundamental na forma como as crianças usam a tecnologia. Mesmo que as crianças saibam usar os aparelhos eletrônicos com facilidade, os pais precisam conversar com elas sobre o que estão vendo, brincar juntos, ler livros e incentivá-las a explorar o mundo ao redor. Se as crianças não tiverem oportunidades para conversar, interagir e brincar, podem ter dificuldades na socialização, linguagem, fala e aprendizagem. Pesquisas têm mostrado que crianças que passam muito tempo em frente às telas podem ter mais dificuldades com a fala e a linguagem.

As crianças estão crescendo em um mundo cada vez mais tecnológico, e não podemos simplesmente ignorar ou proibir a tecnologia. Em vez disso, precisamos aprender a usar a tecnologia de forma consciente e equilibrada, para que ela possa ajudar as crianças a aprender, se conectar com o mundo e se preparar para o futuro. A tecnologia pode ser uma ferramenta poderosa para o aprendizado e o desenvolvimento infantil, mas é importante usá-la com sabedoria e moderação. Para que as crianças usem celulares, tablets e computadores de um jeito bom, os pais precisam saber como oferecer esses aparelhos para elas e entender como as telas podem ajudar a desenvolver a fala e outras habilidades. Saber o que os pais pensam sobre o uso de aparelhos tecnológicos pode ajudar a criar materiais e programas que os orientem sobre como usar a tecnologia de forma segura e eficaz para promover o desenvolvimento saudável das crianças.


Dra. Laura Faustino Gonçalves
Doutoranda em Ciências da Reabilitação (USP). Fonoaudióloga e Mestre em Fonoaudiologia pela UFSC. Aprimoramento em Andamento em Fonoaudiologia aplicado ao Transtorno do Espectro Autista. Experiência em Motricidade Orofacial, Fala, Dificuldades Alimentares, Comunicação Alternativa e Linguagem. Cursos com ênfase em Transtorno Motor de Fala, Seletividade Alimentar e Comunicação Alternativa.



laurafaustinog@outlook.com
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