Clique e acesse a edição digital

Tipos de olheiras e opções de tratamentos

Tempo de Leitura: 4 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
womans-eyes-with-dark-circles-eyes-with-red-capillaries

As olheiras podem ser profundas, com coloração mais escura ou inchada que aparecem ao redor dos olhos. Geralmente, são causadas por fatores como falta de sono, hereditariedade, envelhecimento, estresse ou alergias. Essas áreas de pigmentação diferenciada podem afetar a aparência facial deixando o rosto com a aparência de cansaço, a boa notícia é que existem diversos tratamentos e cuidados que podem ajudar a reduzir sua visibilidade e restaurar uma aparência mais fresca e descansada.

Para quem pensa que olheira é tudo igual, não é! Existem vários tipos e sendo provocadas por causas diferentes. Dessa forma, de acordo com suas características, elas se dividem em quatro tipos: a olheira profunda ou estrutural, as pigmentadas, as vasculares e as mistas. Além disso, para cada um desses tipos existem formas de tratamento diferentes. Antes de fazer qual tratamento é recomendado realizar a consulta para ser avaliado o tipo de olheira e qual melhor tratamento para cada caso. Na Clínica Fit Body Estética oferecemos tratamentos para todos os tipos de olheiras e indicamos dermocosméticos manipulados para cada caso.

Saiba como identificar cada tipo de olheira e os principais procedimentos estéticos disponíveis para minimizá-las:

Olheira profunda ou estrutural:

Esse tipo de olheira é formado por uma área profunda logo abaixo dos olhos. Ela se dá devido a características genéticas. Por essa razão, muitas pessoas sofrem com sua intensidade ainda na juventude.

As olheiras estruturais podem ser mais notáveis quando a luz incide sobre a área, acentuando as sombras e os sulcos. Essa condição pode dar a impressão de olhos cansados ou envelhecidos, mesmo quando a pessoa está descansada. Além do envelhecimento natural, fatores como perda de peso acentuada e genética também podem influenciar a formação de olheiras estruturais.

Pelo fato de se caracterizar pelo déficit de volume, a primeira opção de tratamento é através do preenchimento com ácido hialurônico. Com ele, é possível devolver o volume para a região, minimizando, assim, a depressão e a sombra existente no local.

Olheiras vasculares

Olheiras vasculares, também conhecidas como olheiras arroxeadas ou azuladas, são outro tipo comum de irregularidade na região ao redor dos olhos. Elas se caracterizam pela coloração mais intensa e pela aparência de vasos sanguíneos visíveis na pele delicada sob os olhos.

Essas olheiras ocorrem por conta da dificuldade de circulação sanguínea na pálpebra inferior. Assim, pessoas que tem tendência a ter problemas circulatórios nessa região, bem como pessoas que tiverem noites mal dormidas, ficam com essa área em uma cor azulada, arroxeada ou avermelhada.

Nesses casos, o tratamento indicado ocorre por meio do uso de cremes tópicos que contenham ingredientes como vitamina K ou extratos de plantas como a arnica pode ajudar a fortalecer os capilares e reduzir a aparência dos vasos sanguíneos dilatados. Além disso, a terapia a laser, como a luz pulsada intensa (IPL), pode ser utilizada para diminuir a vermelhidão e melhorar a circulação na área.

Olheira pigmentada:

Esse tipo de olheira é caracterizado por manchas marrom acastanhadas abaixo dos olhos, que algumas vezes pode acometer as pálpebras superiores. Nas olheiras pigmentadas, ocorre um aumento na produção ou deposição irregular de melanina na região sob os olhos. Isso pode acontecer devido a fatores genéticos, predisposição familiar, exposição solar excessiva ou mesmo envelhecimento da pele.

Para esse tipo olheiras, por conta da alteração na pigmentação, é indicado que se faça o tratamento em consultório associado ao home care, através de dermocosméticos. O uso de cremes despigmentantes contendo ingredientes como ácido kójico, vitamina C e niacinamida pode ajudar a reduzir a produção excessiva de melanina associado ao tratamento com peeling químico realizado em consultório.

Olheiras mistas:

Por último, temos o tipo de olheira mista, que nada mais é do que a mistura entre os tipos mencionados anteriormente. Dessa forma, pode ocorrer a olheira profunda juntamente com a vascular, ou a vascular junto com a pigmentada, por exemplo.

Para esse tipo de olheira, que mescla mais de uma causa e característica, o profissional responsável deve analisar o caso para determinar o melhor procedimento para combater e atenuar seus efeitos.

É possível evitar as olheiras ou amenizar a aparência de cansaço?

Com alguns cuidados é possível sim amenizar alguns tipos de olheiras. Hábitos saudáveis como dormir 8 horas diárias, diminuir o consumo de álcool e não fumar podem diminuir bastante as olheiras pigmentares ou o inchaço na região. O uso diário de clareadores complementa o tratamento. Mas de modo geral, é preciso identificar as causas dessas olheiras para saber o melhor tratamento. Antes de qualquer decisão, agende uma consulta para melhor orientação.

Fonte: Dra. Sacha Silveira, biomédica, especialista em Rejuvenescimento Facial e Corporal. Diretora Clínica da Fit Body Estética

CRBM/SP 62455

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Tenha uma boa noite de sono

Hoje vou escrever sobre um dos cômodos mais importantes para todos nós. Nele, repomos nossas energias dormindo uma boa noite de sono. Namoramos. Sonhamos e

Leia Mais »

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!