Clique e acesse a edição digital

Travesseiro e colchão ideais para as crianças

Tempo de Leitura: 3 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
Smiling baby girl lying on a bed sleeping on blue sheets

Na hora de comprar o jogo de cama para o quarto das crianças muitos pais acabam se importando mais com a decoração do que com a saúde dos filhos. Nos primeiros anos de vida não há necessidade de a criança usar o travesseiro por conta da relação da cabeça com o tronco é indicado que o bebê durma sem travesseiro. “O travesseiro pode ser indicado nos casos em que a criança apresenta algum problema, como refluxo e precisa ficar com a cabeça mais elevada”, explica o Ortopedista Luiz Alberto Nakao Iha (CRM-SP 111559), formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e médico da Clínica Healthme.
De acordo com o ortopedista a função do travesseiro é alinhar toda a coluna do pescoço até a região lombar. “A partir do sexto mês pode ser iniciado o uso do travesseiro, mas ele deve ser firme, fino e pequeno para que consiga equilibrar a cabeça e o tronco”, afirma.
Se a criança ainda estiver no berço, o travesseiro deve preencher o espaço entre o colchão e a cabeça da criança com o objetivo de manter a coluna alinhada. “Os pais que ficam com receio de colocar o travesseiro para seus filhos a dica é levá-lo ao médico para que ele avalie e veja qual é o melhor para o seu filho”, comenta o ortopedista.
Os pais devem ficar atentos se o bebê não está com o pescoço inclinado para baixo “Neste caso troque o travesseiro por outro um pouco mais alto”, diz o Dr. Luiz Alberto.
Do berço para a cama

Ao notar que o pescoço do seu filho está pequeno para continuar dormir no berço e está na hora de dormir na cama os pais podem optar por um travesseiro de adulto, mas com uma altura mais baixa.
“A partir dos dois anos a criança já pode dormir numa cama baixa protegida por uma grade, pois aos poucos a criança já vai ter habilidade para sair da cama engatinhando”, comenta o médico.
O melhor colchão para o seu filho não é aquele que permite que as crianças pulam em cima, ou que tenha desenho. “O que é preciso levar em conta é a densidade do colchão. O colchão deve ter um grau de firmeza e ser confortável para amenizar os riscos de complicações. Para as crianças que estão na faixa etária de três a oito anos o colchão precisa ser confeccionado com um tecido que não esquente ou esfrie muito, a espuma mais indicada geralmente é de densidade 18 a 20 e para crianças maiores espuma de densidade 28 (dependendo do peso da criança).
Qual o melhor jeito de proteger contra ácaros?

O travesseiro que não tem proteção antimicrobiana contém aproximadamente 300 mil ácaros em seis meses. “O ideal é comprar um travesseiro com proteção antiácaro, pois eles evitam que os ácaros se instalem nos travesseiros garantindo conforto e segurança para as crianças”, comenta o Dr. Luiz.
Cuidados com travesseiro e colchõesConfira algumas dicas para preservar o sono e o conforto do seu filho:
• Opte por travesseiros antialérgicos e antiácaros;
• Antes de lavar o produto verifique a etiqueta e siga as orientações para higienização;
• Lembre-se que ambiente úmido pode favorecer para a proliferação de fungos e bactérias;
• A vida útil de um travesseiro é de, em média, cinco anos de uso.

Fonte: Ortopedista Luiz Alberto Nakao Iha – CRM-SP 111559, formado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e médico da Clínica Healthme

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!