Clique e acesse a edição digital

Tudo que você precisa saber sobre a lavagem nasal

Tempo de Leitura: 4 minutos
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email
lavagem nasal

A lavagem nasal com solução salina (soro fisiológico 0,9% ou também cloreto de sódio 0,9%) é um procedimento simples, seguro e eficaz. Pode ser realizada com diferentes dispositivos através de jatos nasais, jatos nasais contínuos, conta-gotas, seringa, lota e garrafinhas.

Atualmente têm se observado uma maior conscientização quanto aos benefícios da lavagem na profilaxia e tratamento de doenças nasossinusais.

A lavagem age através da remoção mecânica do excesso de muco, que é muito comum em crianças em idade escolar devido infecções virais e também em pessoas que possuem rinite. Além da remoção mecânica, a lavagem também age na diminuição da viscosidade do muco; melhora o transporte mucociliar, diminuição do edema da mucosa entre outros.

As indicações para realização da lavagem são diversas:

  • Higiene nasal/umidificação
  • Rinite alérgica e não alérgica
  • Rinossinusite aguda viral e bacteriana
  • Adenoidite
  • Rinossinusite crônica
  • Sangramento nasal
  • Perda olfatória
  • Sintomas Inespecíficos (p. ex: secreção nasal anterior, gotejamento pós-nasal, obstrução/congestão nasal)
  • Cuidados pós-operatórios nas cirurgias nasossinusais
  • Perfuração septal
  • Radioterapia da região nasossinusal

Diante de todos os dispositivos, o meu preferido e minha recomendação é a garrafinha! Apresenta alto volume, a pressão é controlada pelo executor (trabalhamos com baixa pressão), é reutilizável (menor poluição) e de fácil armazenamento.

A limpeza da garrafinha é de muita importância pois ela pode se tornar fonte de bactérias e fungos. Deve-se colocar um pouco de sabão neutro dentro e agitar, higienizar também a parte externa da tampa e deixar secar.  Após secar, esterilizar a garrafa desmontada por 90 segundos no micro-ondas.

Algumas garrafinhas comercializadas vêm com sachês que misturados com água se tornam uma solução salina. Você pode também realizar a solução em casa.

Receita caseira de solução salina:

  • 250ml de água filtrada ou mineral
  • 01 colher (café) rasa com sal
  • ¼ da colher (café) com bicarbonato de sódio.

A solução caseira não deve ser realizada para inalação, pode ser aquecida no micro-ondas, usar água em temperatura ambiente ou morna, pode ser armazenada na geladeira em até 24h. Obs.: o soro fisiológico não tem bicarbonato de sódio, você pode realizar a solução sem ele. Seu benefício é de tamponar o ph da solução e ajuda com a ardência que alguns pacientes apresentam.

A técnica para realizar a lavagem pode variar com a idade e ambiente. Em bebês eu recomendo realizar durante o banho na banheira. Em posição sentado com o corpo levemente inclinado para a frente. Além das indicações citadas acima, é muito importante começar a lavagem desde pequeno, pois assim a higiene nasal torna-se parte da rotina da criança, diminuindo a resistência por parte deles no futuro.

Adultos e crianças escolares, na praticidade do dia a dia, podem realizar na pia. Tronco levemente inclinado para frente, boca aberta, cabeça levemente inclinada para o lado em que vai sair o jato, prender a respiração e apertar suavemente.

Dicas:

  1. O soro fisiológico pode ser na temperatura ambiente, porém é mais confortável realizar com ele morno. Nunca realizar a lavagem apena com água;
  2. Para evitar a “sensação de afogamento”, durante a lavagem emitir a vogal “E” constantemente;
  3. Não assoar após a lavagem, esperar que o soro saia naturalmente. Se assoar, principalmente se assoar forte, isso é uma manobra de valsalva. A tuba auditiva abre e então pode ocorrer de entrar soro no ouvido, e isso dói. Lembrando que não se trata de uma otite infecciosa e o soro tende a sair horas depois. Executar a lavagem com alta pressão também pode fazer com que entre no ouvido;
  4. O bico do dispositivo deve entrar na narina em direção para baixo e lateral;
  5. Não apertar forte! Precisamos de ALTO VOLUME e BAIXA PRESSÃO.

A lavagem nasal é uma técnica simples e eficaz para ajudar a limpar as passagens nasais e aliviar os sintomas associados a várias condições respiratórias, como sinusite, rinite alérgica e resfriados comuns. É uma prática segura e pode ser realizada em casa com facilidade, usando soluções salinas e dispositivos adequados, como seringas nasais, sprays ou neti pots. No entanto, é importante seguir as instruções corretas e usar soluções adequadas para evitar infecções e outros problemas de saúde. Em caso de dúvidas ou problemas persistentes, é sempre recomendado consultar um profissional de saúde para obter orientação adequada.

Dra. Mariana Rosa
Médica, graduada pela Faculdade de Medicina de Vassouras – RJ
Otorrinolaringologista pelo Instituto Felippu
• Rinologia – cirurgia funcional do nariz e seios da face
dramarianarosa.orl@gmail.com
@marianag_rosa
Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on linkedin
LinkedIn
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

O primeiro banho do bebê

Antigamente os bebês esperavam alguns dias para ter a experiência do primeiro banho, pois os pediatras recomendam a higiene a seco até a queda do

Leia Mais »

Subscribe To Our Newsletter

Subscribe to our email newsletter today to receive updates on the latest news, tutorials and special offers!